Skip to Content

This cache has been archived.

Callaeci: Chegou ao fim dos seus dias

More
<

Amarante: Lomba e Salvador

A cache by Callaeci Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/31/2009
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Da Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, retiramos o significado de lomba: “ Planura sobre a serra, colina ou qualquer altura; lomba da serra. Este excerto talvez nos diga algo, logo à partida, sobre a presente Freguesia, São Pedro da Lomba, a 22ª do Concelho de Amarante. De José Fortes, estudioso dos inícios do século, temos a seguinte descrição do território.
Banhada, pelo Nascente, pelo rio Ovelha, afluente da margem esquerda do Tâmega, é constituída pelos seguintes lugares: Alto, Bocas, Campesinhos, Estrada, Fábrica, Monte Ponte, Prazos, Teixeira, Toutão e Trofei.
Dista três quilómetros da Sede do Concelho e está rodeada pelas freguesias de Madalena, Cepelos, Salvador do Monte, Gouveia, Jazente e Padronelo.
De acordo com os censos de 2001, a freguesia da Lomba tem 859 habitantes.
A cinco quilómetros, para sul, da Sede de Concelho, encontra-se a 32ª Freguesia de Amarante: Salvador do Monte. Relativamente grande em extensão, pequena no número de habitantes, é notável sobretudo pelos vestígios pré-históricos que se espalham no seu território.
Salvador do Monte obteve Foral de D. Manuel em 22 de Novembro de 1513, quando a Freguesia pertencia ao antigo Concelho de Gouveia de Riba Tâmega, que também integrava Fonte Arcada, Gouveia, Locaia, Lomba, Louredo Novo, Lourosa, Mirelhe, Mós do Além e Viveiros. Para efeitos administrativos e por Alvará do Governo Civil do Porto, foi anexada à Freguesia de Cepelos, entre 7 de Março de 1896 e 30 de Novembro de 1907.
Recuando no tempo, temos que Salvador é povoação bem antiga. A Necrópole Galaico-Romana de Louredo das Almas, estudada por José Maia Marques e Mário Barrosa, localiza-se a 300 metros de altitude e prova que já existia vida humana organizada, na actual Freguesia, em tempos muito remotos.
A nível económico, numa Freguesia de paisagem essencialmente rural, a indústria começa a despontar, em especial a construção civil, na qual trabalha parte importante da sua população activa.
A cache

É uma caixa de plástico pequena, envolta num saco preto. Permite troca de objectos pequenos. Levem com que escrever.
Divirtam-se!


Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

19 Logged Visits

Found it 13     Didn't find it 2     Write note 2     Archive 1     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 7 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.