Skip to content

Lagoas - PR 2 - Sus scrofa Traditional Geocache

This cache is temporarily unavailable.

Bitaro: Olá Bright Birds,

Pelo teor dos últimos registos, parece necessária a intervenção do owner para verificar o estado da geocache.
Até lá, ficará temporariamente inactiva.

Por favor leia atentamente as Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Esta designação serve para geocaches que estão com alguma questão pendente ou um problema temporário por resolver.
Como owner, tem ao dispor, pelo menos, quatro soluções possíveis:

  1. Efectuar a manutenção necessária e reactivar a geocache, dentro do prazo estabelecido pelas Linhas de Orientação
  2. Colocar uma nota na geocache com o plano de manutenção, caso esta não possa ocorrer num curto espaço de tempo. Nessa nota deve constar:
    • o prazo em que pretende efectuar a manutenção,
    • o argumento pelo qual o prazo indicado abaixo terá de ser ultrapassado para que fique novamente activa;
  3. Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local;
  4. Arquivar a geocache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção é necessário remover a geocache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (*geolitter*).

Assim, caso não seja feita manutenção ou indicado um motivo válido pelo qual a geocache deva estar desactivada além do tempo previsto pelas Linhas de Orientação, a mesma será arquivada num prazo de 60 dias.
Relembro que não é possível desarquivar uma geocache que seja arquivada por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
Hidden : 09/29/2009
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Lagoas – Área Protegida

As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (LBSPA) localizam-se, entre o Rio Lima (Sul) e as Serras de Arga e Cabração (Norte). Possui uma área de 346ha.

A Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’ Arcos desenvolvem-se em torno de duas lagoas e das margens do rio Estorãos num espaço dividido em duas zonas: a zona das tapadas, onde se inserem as lagoas e o rio Estorãos com galerias de vegetação ripícola e a zona das veigas: a veiga de Bertiandos e a veiga de Sobreiro.

A Paisagem Protegida enquadra-se numa região de minifúndio caracterizada por uma elevada fragmentação e dispersão da propriedade. Existem mais de 460 parcelas e cerca de 300 proprietários, na grande maioria privados com excepção do Domínio Público Hídrico. Actualmente, cerca de 4,6% da área, o que corresponde a 16 ha pertencem à Câmara Municipal de Ponte de Lima, que na qualidade de entidade gestora tem vindo a adquirir terrenos nesta zona, com vista à obtenção de locais estratégicos quer ao nível da conservação e preservação da natureza (cerca de 13.5 ha) quer ao nível da implantação de infra-estruturas de apoio às actividades lúdicas (cerca de 2,4 ha).

Esta paisagem protegida é constituída por zonas húmidas, bosques florestais de vegetação natural, diversas espécies vegetais raras ou em vias de extinção, pastagens e áreas agrícolas. As características do local tornam-na um habitat particular para várias espécies de fauna.

PR 2 - Percurso pedestre

 

O percurso das tapadas, com início e fim junto à freguesia de Bertiandos, tem como principal objectivo a interpretação das zonas das tapadas e valores a elas associadas. As tapadas, onde predominam as actividades humanas, como a pecuária e a silvicultura, são caracterizadas pela existência de bosquetes em expansão, de árvores autóctones e áreas de pastagem naturais, normalmente limitadas por sebes de folhosas, com a principal finalidade da compartimentação, permitindo ainda limitar o acesso do gado às propriedades vizinhas e constituindo uma importante fonte de lenha com utilização para o aquecimento térmico das habitações e da água.

Este percurso caracteriza-se por uma grande alternância de espaços abertos e fechados que abrem cenários sucessivos, criando um efeito de surpresa e contraste típico desta unidade de paisagem. É possível contemplar a natureza, escutar o canto de vários tipos de pássaros e verificar, para além das mais variadas espécies de flora existentes, a presença de mamíferos como o javali, o corço, a raposa, através de vestígios deixados durante as suas deslocações nocturnas.

 

Características Gerais:

Distância aproximada:3 km.
Duração aproximada: 1h30min.
Tipo de percurso: circular de pequena rota.
Grau de dificuldade: baixo.
Partida/chegada: junto ao campo de futebol de Bertiandos.

 

Sus scrofa

 

 Animal de grandes dimensões, com aspecto robusto e corpo achatado lateralmente. Possui membros curtos, tronco maciço percorrido por uma longa crina e pelagem de cinzento escura a negra nos adultos e amarelada com riscas horizontais no dorso nos juvenis. Apresenta caninos bastante desenvolvidos, que se curvam para cima e para trás com o passar dos anos. O dimorfismo sexual é notório, sendo os machos bastante mais corpulentos.

Distribui-se por vários tipos de habitat, desde bosques de folha caduca e perene a zonas de matagal e áreas agrícolas. Algumas marcas da sua presença são as camas, os espojadouros, os fossados (áreas de solo removido com o focinho), as árvores raspadas e as pegadas, que têm uma forma bastante característica, apresentando as marcas dos dedos laterais mais pequenos e as impressões dos dedos centrais mais desenvolvidos, pontiagudos e protegidos por cascos.

Actividade crepuscular e nocturna, reunindo-se grupos de fêmeas com crias e juvenis de ambos os sexos, grupos de machos subadultos e grupos de machos adultos solitários. Estes últimos apenas se aproximam dos grupos de fêmeas na época da reprodução. Quando se sentem ameaçados emitem grunhidos e rangem os dentes.

 

A Cache

 

Container do tipo other, no qual poderão encontrar o Logbook.

Por favor, voltem a colocá-lo no mesmo local e na mesma posição de forma a permanecer bem escondido como estava.

Devem ter algum cuidado com os muggles.

Esperamos que desfrutem do local envolvente, contudo não se esqueçam queeste é um espaço protegido no qual devem respeitar as seguintes regras:

- Respeitar a sinalização existente na área protegida

- Não colha nem danifique a flora

- Evite qualquer comportamento que possa perturbar o bem-estar da fauna

- Evite causar qualquer tipo de poluição

- Respeite a sinalização existente

- Respeite os usos, costumes e tradições da população local da área

 

Nota:Ao longo do percurso, em todas as caches poderão encontrar um código que futuramente dará acesso às coordenadas finais de uma cache mistério.

 

Obrigado pela visita

free counters





Additional Hints (Decrypt)

Gengrz-zr pbz pnevaub

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)