Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Capela de Santo Amaro

A cache by oveigas Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 09/25/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Capela de Santo Amaro

 

 

 

 

A 13 de Julho de 1884, tinham inicio as obras de construção do Porto de Leixões. Durante as décadas seguintes, e especialmente entre 1932 e 1953, a edificação desta estrutura portuária, bem como todos os arranjos urbanísticos envolventes, acabaram por fazer desaparecer a foz e o estuário do rio Leça ditando profundas alterações na fisionomia das zonas ribeirinhas de Matosinhos e Leça da Palmeira. Com a construção das docas de Leixões, que deram lugar ao maior porto artificial do país, desapareceram para sempre quarteirões inteiros, casas, jardins e praças públicas, um antigo mercado, estátuas, capelas, cinco pontes, lavadouros públicos, praias fluviais, onde permaneciam dezenas de barcos de pesca tradicional, e muita da memória urbana do que fora Matosinhos desde a Idade Média até ao inicio do século XX. Estas transformações na paisagem ribeirinha da povoação foram particularmente evidentes entre 1932 e 1940, na sequência da abertura da doca nº 1 (projecto dos engenheiros Adolpho Loureiro e santos Viegas), a que se somaria a edificação do Mercado de Matosinhos entre 1948 e 1953 (projecto de ARS – Arquitectos) e os arranjos de acesso à ponte móvel, aberta ao trânsito no ano 1959. As profundas transformações urbanísticas que ocorreram em Matosinhos na primeira metade do século XX, implicaram a demolição, na década de 40, de duas capelas do século XVIII localizadas na área ribeirinha da povoação: a Capela de S. Roque e a Capela de Santo Amaro.

 

 

 

 

A Capela de Santo Amaro localizava-se entre as ruas de Santo Amaro e Cardeal D. Américo, próximo do Largo 13 de Fevereiro, no local onde hoje se situa sensivelmente a estação “Mercado” do metro de superfície. Monumento barroco, a Capela de Santo Amaro estava particularmente relacionado com os mareantes e as gentes do mar que, durante séculos, caracterizaram Matosinhos. É de resto sugestivo o facto de o monumento ostentar na sua fachada a representação de uma âncora. A demolição desta capela motivou a construção de um novo templo de evocação a Santo Amaro, na Avenida Serpa Pinto, na popularmente designada por “Igreja dos Pescadores”. Da autoria do Arquitecto Bruno Reis, esta nova capela foi inaugurada em 1954. Quanto às pedras da primitiva construção, foram adquiridas pela Câmara Municipal de Matosinhos, depositadas durante anos no antigo horto municipal, no Largo do Ribeirinho, tendo daí transitado para a Quinta da Conceição onde permaneceram durante largas Décadas. A Câmara Municipal fez questão de recuperar esta memória, intimamente ligada à História da cidade. Por isso, decidiu avançar com a reconstrução da sua fachada executada em 2009, e obedecendo a um projecto do Arquitecto Bernardo Távora. A inauguração deste monumento decorreu no âmbito das Comemorações do 25º aniversário da elevação de Matosinhos/Leça da Palmeira a cidade, no dia 27 de Junho, e contou com a presença da Secretária de Estado dos Transportes, Dra. Ana Paula Vitorino, do Presidente da Câmara Guilherme Pinto, e do Presidente do Conselho de Administração da APDL, Eng.º Matos Fernandes.

 

A Cache

A cache é de tamanho micro, levem material de escrita. Tenham cuidado com os muggles, eles andam por lá com muita frequência. Esperamos que se divirtam e que gostem do local.

Additional Hints (Decrypt)

Cbe onvkb qn "Pncryn qr Fnagb Nzneb"

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

561 Logged Visits

Found it 473     Didn't find it 47     Write note 8     Archive 1     Temporarily Disable Listing 6     Enable Listing 5     Publish Listing 1     Needs Maintenance 15     Owner Maintenance 2     Update Coordinates 2     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 43 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.