SUBIDA DO RIO POIO #13 - MOINHOS E LEVADAS Traditional Geocache
SUBIDA DO RIO POIO #13 - MOINHOS E LEVADAS
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (small)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Um dia pleno de aventuras e novas descobertas na natureza é o desafio que vos proponho com esta série de caches que vos levará numa viagem que tão cedo não irão por certo esquecer...
Saindo da A7, em Ribeira de Pena, toma-se imediatamente o rumo de Cerva. A paisagem é deslumbrante, com a serra do Alvão como pano de fundo. Mais ou menos a meio do percurso, segue-se a indicação da aldeia protegida de Cabriz.
A estrada logo à entrada, dá a entender que tipo de caminho temos pela frente... Estreita e tortuosa, a pedir uma viagem muito lenta, da estrada começa-se a vislumbrar as belezas que estão para vir. De facto, a pequena aldeia, de ruas estreitas e despidas de gente, incitam a um pequeno passeio a pé.
Há casas senhoriais de rara beleza, algumas semi abandonadas e a pedir uma reparação, mas ainda assim dignas de uma vista demorada. Um regato perturba o extremo silêncio das ruas.
Corta pela aldeia, junto às casas, passando, numa delas, numa magnífica levada, construída em pedra, para guiar as suas águas até aos campos circundantes.
A pequena capela, ainda que abra apenas de vez em quando para o culto, também é digna de uma menção.
Em volta de toda a aldeia, com a serra como pano de fundo, há campos verdejantes onde gado bovino de raça maronesa pasta ao ritmo de tudo que o rodeia.
Nos dias de calor, apetece um mergulho. Razão mais que suficiente, então, para dar um salto para as águas límpidas do Rio Poio.
Saindo da aldeia em direcção à ponte, cerca de um quilómetro à frente, e atravessando campos e lameiros a pé, chega-se às margens daquele.
Estacione junto à ponte atravesse no sentido ascendente as margens do campo de milho até encontrar o 1º moinho, a partir daqui a viagem é continua de pedra em pedra no leito do rio.
Esta 13ª Cache está situada junto a 2 levadas, uma de cada lado, bem como 3 moinhos. Devido às águas invernais subirem o caudal do rio, a cache está posta de forma a que a água não chegue lá...
CLARO QUE EM DIAS DE CHUVA OU MESMO INVERNO NÃO ACONSELHO A SEQUER TENTAR...
ESTA SUBIDA ENCERRA ALGUNS CUIDADOS PELO QUE TERÃO DE ÍR BEM PREPARADOS, ESPECIALMENTE NO CALÇADO E PREPARAÇÃO FÍSICA.
A DIFICULDADE TERRENO / CACHE FOI FEITA COM BASE NOS TEMPOS MAIS CHUVOSOS, ONDE SERÁ QUASE IMPOSSÍVEL DE SUBIR O RIO.
DESCRIÇÃO DA CACHE
Um small tuperware envolto num saco plástico preto no exterior.
P.F tentem recolocar a cache da mesma forma como a encontraram.
É NECESSÁRIO LEVAR ALGO COM QUE POSSAM ESCREVER, pelo sim pelo não, pois é difícil voltar para trás :)...Escrevam pf dos 2 lados do bloco.
Façam o C.I.T.O se possível.
Tirem fotos da subida do rio e da envolvente à cache.
Obrigado pela vossa visita. Divirtam-se.
P.S. Qualquer dúvida disponham (se tiverem rede) - Manuel 91 921 43 29
- Outra coisa: ÍR AO RIO POIO SEM TOMAR UM BANHO LÁ É CRIME, FACILMENTE IRÃO PERCEBER PORQUÊ...
Additional Hints
(Decrypt)
hzn crdhran rfpnynqn cnen purtne nb cngnzne fhcrevbe...qrvkrz vthny cs