Skip to Content

<

Vale Frades

A cache by Dxfiner Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/09/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Vale Frades

 

Praia tranquila, ideal para a prática de mergulho e pesca submarina. O seu extenso areal convida a longos e bonitos passeios à beira mar.

A "cache" encontra-se num local onde é possível ter uma magnífica visão sobre toda a praia.

ATENÇÃO: O acesso à "cache" deve ser feito com cuidado devido à natureza do terreno.

 

 

Localização geográfica

A praia de Vale Frades localiza-se na freguesia e concelho da Lourinhã.
 


Curiosidades

O dinossauro carnívoro Allosaurus europaeus

O dinossauro carnívoro Allosaurus fragilis do Jurássico Superior (cerca de 150 milhões de anos) é um dos mais conhecidos na América do Norte, sendo considerado o inimigo natural do Apatosaurus, e provavelmente também de Diplodocus, Camarasaurus, Stegosaurus e Camptosaurus. Descrito inicialmente por Othniel Marsh em 1877, conhecem-se actualmente dezenas de espécimes, alguns dos quais atingem cerca de 12 metros de comprimento.
Sobretudo conhecido na Formação de Morrison, nos Estados Unidos, descobriram uns ossos na Tanzânia e em Portugal em meados e finais do século XX, respectivamente.Allosaurus Europaeus
Contudo, um achado surpreendentemente bem conservado da Praia de Vale Frades, perto da Lourinhã, veio melhorar o conhecimento sobre este dinossauro pois compreende parte do crânio e vértebras cervicais que apresentam diferenças relativas ao Allosaurus fragilis, nomeadamente no tamanho e forma do osso jugal do crânio. Assim podemos compreender que não se trata de Allosaurus fragilis, mas de uma espécie parecida, mas distinta, à qual foi dado o nome Allosaurus europaeus.
O espécime que se encontra no Museu da Lourinhã e que recebeu o número de catálogo ML415 está tão bem conservado que até se podem ver os pequenos ossículos escleróticos que rodeavam o olho.
Allosaurus é um dos géneros de dinossauros que exista concomitantemente na América do Norte e na área que hoje é Portugal, conjuntamente com outros: Dryosaurus, Stegosaurus, Ceratosaurus, Torvosaurus e Apatosaurus. Este elenco faunístico faz-nos acreditar que, apesar do Atlântico Norte já existir durante o Jurássico Superior, os dinossauros ainda o podiam transpor.

Texto retirado do site: http://lusodinos.blogspot.com/2008/06/o-dinossauro-carnvoro-allosaurus.html

 

Conteúdo inicial da cache:

  • Stashnote

  • Logbook

  • Lápis


 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

447 Logged Visits

Found it 434     Didn't find it 4     Write note 5     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 64 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.