Skip to Content

This cache has been archived.

MightyREV: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.[/quote]

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado

[b] MightyREV [/b]
Geocaching.com Volunteer Geocache Reviewer
Revisor Voluntário em Geocaching.com

[url=http://support.groundspeak.com/index.php]Centro de Ajuda Groundspeak[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=340]Trabalhar com o Revisor[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77]Como ter uma cache publicada (mais) rapidamente[/url]
[url=http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx]As Guidelines são regras[/url]

More
<

Bugios VS Mourisqueiros

A cache by Elcalimero Team Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/30/2009
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Bugios VS Mourisqueiros

 Esta cache leva-vos a conhecer um pouco sobre a história da festa de S. João de Sobrado.


A Festa da Bugiada é uma manifestação popular tradicional que se realiza anualmente, no dia 24 de Junho, sob a invocação de São João, na vila de Sobrado, município de Valongo.

É uma tradição antiquíssima, que se desenrola sob a forma de uma luta entre mouros e cristãos, designados localmente por Mourisqueiros e Bugios, respectivamente.



 
 

 A Festa da Bugiada tem por detrás uma lenda transmitida oralmente de geração em geração, que remontaria ao tempo em que os Muçulmanos ocupavam boa parte da Península Ibérica.

Essa lenda dá conta da disputa de uma imagem milagrosa de São João, detida pelos Bugios, a que os Mourisqueiros pretenderiam também recorrer para salvar a filha do seu rei.

 

Esta manifestação desenrola-se sob a forma de danças. Os Bugios, sob a condução do Velho da Bugiada, vão mascarados, vestidos de roupas garridas, levam penachos de fitas na cabeça, guizos por todo o corpo e castanholas nas mãos. São, habitualmente, em número de várias centenas, de todas as idades, e fazem uma enorme algazarra. São o lado folião da festa.

 Os Mourisqueiros são comandados pelo Reimoeiro. São rapazes solteiros, em número de algumas dezenas. Usam um fato colorido e listado, na cabeça levam uma barretina cilíndrica, ladeada de espelhos e encimada de plumas, usam polainas e, na mão direita, transportam uma espada. São o lado organizado, militar, da festa.

Depois das danças, que têm início pela manhã, a "Festa da Bugiada" atinge o seu clímax ao fim da tarde, quando cada uma das formações sobe ao respectivo castelo e tem inicio a guerra, acompanhada, em simultâneo, de trocas de "embaixadas" e de "negociações diplomáticas". Não havendo acordo, os Mourisqueiros atacam o castelo Bugio e levam o seu Velho preso.

Quando tudo parece terminado, os Bugios recorrem a uma gigantesca serpe, aparecem de rompante aos Mourisqueiros, libertam o seu chefe e cada formação vai fazer a respectiva dança final.

 

  A Bugiada não é, porém, constituída apenas pelo que se passa em torno da tensão entre Bugios e Mourisqueiros. De facto, há três outros tipos de manifestações populares tradicionais que se entremeiam nesta festa.

Uma delas é o conjunto de cenas de crítica da vida local e nacional, típicas da época carnavalesca. Outra é o ritual da lavra da praça, em que as operações de lavrar, gradar e semear são feitas na sua ordem inversa.

Finalmente a chamada Dança do Cego ou Sapateirada. Uma cena curiosíssima de teatro popular, em que se evoca a perturbação causada numa comunidade local pela chegada de um cego que viaja de terra em terra, guiado pelo seu moço.

A festa mobiliza boa parte dos habitantes desta populosa freguesia do Grande Porto.

 

Para a coordenada final terão:

Resposta A: Contar quantos Bugios estão no monumento da rotunda.

 

Coordenada Final N 41º 12.6A1   W 008º 27.7A6

 

 

Visto ser a minha primeira “hide cache” gostaria da vossa opinião para poder limar algumas arestas se necessário.

A Cache: Container tamanho Micro/Nano, só com logboock. Levem algo com que escrever. Para esta cache não necessitam de retirar nada do local a não ser o container. A duração de “vida” desta cache só depende dos Geocachers e da sua descrição no terreno. Divirtam-se.

Additional Hints (Decrypt)

Qhivqnf an pbagntrz qbf Ohtvbf? cbqrf frzcer pbagne bf Fnagbf an snpunqn qn Vterwn.

Zntargvpn??ndhv??pbzb??
Ncnycn cbe onvkb qn Crqen Svybfbsny
;)

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

178 Logged Visits

Found it 132     Didn't find it 19     Write note 15     Archive 1     Needs Archived 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 3     Owner Maintenance 2     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 19 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.