Skip to Content

<

Lagares do Calvo

A cache by Lontra 12 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/27/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Nem sempre é possível determinar a cronologia dos lagares escavados na rocha ou das lagaretas de sulcos. A antiguidade deste tipo de estrutura vinícola é atestada pelas referências bíblicas: "Um chefe de família plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar...".

Há quem não hesite em datar estas estruturas da época romana. No entanto, não é nada fácil atribuir uma cronológica a este tipo de lagar pois, nos nossos meios rurais, foi utilizado até períodos muito recentes. Com efeito, a população mais idosa de muitas aldeias da Beira Interior, onde a vida decorreu sem grandes alterações ao longo de séculos, lembra-se de utilizar esses lagares para fazer vinho.

Sabemos que na Península Ibérica o cultivo da vinha e a produção do vinho já estava presente em épocas anteriores ao período romano. Assim o comprovam as análises polínicas e o aparecimento de grainhas em alguns sítios arqueológicos pré-romanos como a Quinta do Almaraz (Almada). Mas não se comprovou, ainda, a produção de vinho antes da chegada dos romanos. O vinho consumido nessa região poderia ser importado da zona do Mediterrâneo. Estrabão escreve mesmo que os montanheses do interior da Península Ibérica eram consumidores, por excelência, de bebidas fermentadas a partir de cereais e, por isso, distinguiam-se dos povos do Sul, mais habituados ao consumo de vinho, considerada a bebida dos povos "civilizados". No entanto, o vinho não era desconhecido entre os rústicos montanheses. O mesmo Estrabão na sua "Geografia da Ibéria" afirma que quando conseguiam obter vinho bebiam-no logo, organizando para isso uma festa. Só com o domínio romano se terá generalizado o cultivo da vinha e o fabrico do vinho.

Acesso: Seguindo a estrada que liga a Vila de Vilarandelo a povoação de Sta. Valha, 100mt antes de chegar a ponte do calvo, encontra do seu lado esquerdo um pequeno largo, junto a um portão de acesso a propriedades, onde pode estacionar. Do seu lado direito encontra-se o caminho que deve seguir até encontrar um aglomerado de telhas do seu lado direito.

A cache: É constituída por um container de tamanho regular, que inicialmente era constituída por um loogbook, lápis, stashnote e alguns items para troca.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

57 Logged Visits

Found it 54     Write note 2     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 17 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.