Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Igreja da Misericórdia

A cache by lestro Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/15/2009
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A igreja da Misericórdia

Pereira

 

Dedicada a Nossa Senhora da Piedada, invocação da primitiva capela onde esteve sediada a Irmandade, a actual igreja da Misericórdia de Pereira remonta à primeira metade do século XVIII, quando, por iniciativa do Provedor Félix de Carvalho Pimentel, foi edificado o novo templo. As obras tiveram início em 1729, encontrando-se as estruturas do edifício terminadas no ano seguinte. Contudo, a fachada só ficou concluída em 1748/1749 , e a torre entre 1753 e 1758, de acordo com o referido sob o mostrador do relógio. As campanhas decorativas conheceram um prolongamento ainda maior, e o último revestimento azulejar a ser aplicado na nave data já de 1784.
O alçado principal apresenta, ao centro, a igreja, flanqueada pela torre e pela Casa do Despacho, ambos num plano ligeiramente recuado. A fachada do templo é ladeada por pilastras, encimadas por pináculos alteados. Ao centro, o portal é definido por duas colunas coríntias, que ganham especial importância pelas representações iconográficas que se lhe sobrepõem. Estas são constituídas pelas duas virtudes cardeais, a Esperança e a Caridade, apoiadas sobre as aletas que ladeiam a figuração, em relevo, de Nossa Senhora da Misericórdia. Por cima, no tímpano do frontão de remate do alçado, as armas de Portugal complementam a iconografia tradicional das Irmandades da Misericórdia. Quanto à composição do portal, alguns investigadores têm vindo a chamar a atenção para a semelhança entre este (executada pelo pedreiro Matias de Andrade), e os do colégio de São Pedro do pátio da Universidade ou de São Domingos de Aveiro (GONÇALVES, 1952). (...)

(...)O interior da igreja, de nave única com coro alto, assente sobre colunas, e tribuna dos mesários (do lado da Epístola), destaca-se pelos retábulos de talha dourada, de estilo nacional ou barroco pleno, bem como pelos azulejos que complementam o efeito cenográfico e teatral do espaço.
Na nave os azulejos são azuis e brancos com cercaduras polícromas, e na capela-mor apenas azuis e brancos. É possível saber com exactidão a data em que foram aplicados, pois são citados num livro referente ao "bom governo" da Misericórdia de Pereira, escrito em 1785 por José Tavares da Paixão, e divulgado por Santos Simões (SIMÕES, 1979, p. 146). Aqui se refere que os painéis da capela-mor foram encomendados pelo provedor Bernardo António Amado de Vasconcelos, em data anterior a 1785, ano em que terminou o seu mandato (fl. 211 do manuscrito). Representando cenas marianas, estes eram considerados pelo autor do referido manuscrito, a "quinta obra maravilhosa" patrocinada por este provedor. Já o conjunto da nave, dedicado à vida de Cristo, foi aplicado em 1784 (fl. 212 do manuscrito).
O retábulo-mor, executado por Jerónimo Ferreira de Araújo, foi assente em 1731, e as imagens que o integram são contemporâneas do trabalho da talha, à excepção da Nossa Senhora da Piedade, no camarim, que é uma obra de pedra, do século XVI. Os colaterais são pouco mais tardios, de 1738, e foram dourados por Domingos Correia e Manuel Pereira, de Coimbra, que nesse mesmo ano pintaram o tecto, o cruzeiro e, eventualmente, o tecto a sacristia (GONÇALVES, 1952).
A sacristia exibe um arcaz almofadado, executado por Manuel João, o Seco, em data anterior a 1748, e o tecto é pintado com motivos de grinaldas. Já na Casa do Despacho destaca-se uma tela setecentista representando a Visitação, com moldura de talha, e a bandeira com a habitual iconografia das Misericórdias - Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora da Misericórdia -, assinada por Antonius Josephus, em 1795 (GONÇALVES, 1952).


(Rosário Carvalho) in IGESPAR web site

Horário de abertura: Domingo, entre as 10h e as 18h

 

A Cache

A cache é um µ-contentor que está nas imediações da igreja e contém uma folha de registo.

Atenção! É necessário levar um lápis ou caneta para escrever!

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

333 Logged Visits

Found it 315     Didn't find it 4     Write note 2     Archive 1     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     Owner Maintenance 2     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 45 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.