Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
<

Maternidade Júlio Dinis

A cache by lagadu Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/24/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta cache vai proporcionar-lhe uma visita a uma importante peça da história da cidade do Porto, a Maternidade Júlio Dinis.

O edifício:

A sua construção iniciou-se em 1928, só foi acabada em 1937 (por falta de verbas) e foi inaugurada em Setembro de 1939.

O projecto foi do Arquitecto suíço George Epitaux, autor de algumas maternidades em Lausanne, Berna e Atenas, todas concebidas e planeadas de raiz. Frequentou as Universidades de Genebra, Leão e Paris.

No seu reportório, além das maternidades, constam, ainda, o Sanatório Universitário Internacional contra a tuberculose, em Lesyn, do Bureau Internacional do Trabalho, em Genebra, e de muitas outras construções notáveis. Acompanhou de perto a arquitectura hospitalar alemã.

O edifício, no seu planeamento, teve logo inerentes alguns factores de modernidade - 1rede de aquecimento central, vapor, água, luz eléctrica e sinalização eléctrica, acústica e luminosa, gás, esgotos, ascensor, etc….

Em 1938 foi avaliada em 5 947 071$00, quantia muito avultada para a época.

Ligados, para sempre, à História da Maternidade ficará ,a Escola Médico-Cirúrgica do Porto, nomes como o Prof. Alfredo de Magalhães, Alberto Savedra, Salustiano Maia Mendes, o arquitecto George Epitaux, Dr. Alfredo de Castro, proprietário do terreno, e as senhoras da cidade.

Mas a história da Maternidade não se fez só de grandes nomes, mas também, de muitos operários e empreiteiros da época, que passaram pela Maternidade, Sr. António Coelho da Rocha, construtor da área da garagem e da casa do motorista, Sr. Delfim Martins, obras de reparação em consequência de um ciclone, Sr. Joaquim Alves Carneiro, obras de reparação e conservação, o Sr. Ferreira dos Santos, remodelação da cozinha, mas, ao Sr. Saul Domingues Esteves, se deve a quase totalidade da construção no edifício principal da Maternidade de Júlio Dinis.

Actualmente, o Largo da Maternidade de Júlio Dinis (Campo Pequeno), pouco difere da sua traça original (formato de um triângulo), a não ser na quantidade de construções aí existentes.

Mantém o seu chafariz, bem no meio do Largo, datado de 1894, aquando de trabalhos de recuperação.

O palacete, onde hoje está instalado a Escola Superior de Música do Porto (Conservatório de Música), ocupa o terreno imediatamente a seguir.

Fonte: Ministério da Saúde


A cache:

A cache é um tupperware de tamanho regular que se encontra no Jardim da Boa Hora, adjacente à maternidade. Por favor tente ser discreto pois o local é muito exposto.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

1,182 Logged Visits

Found it 1,069     Didn't find it 48     Write note 29     Archive 1     Needs Archived 1     Temporarily Disable Listing 6     Enable Listing 5     Publish Listing 1     Needs Maintenance 18     Post Reviewer Note 4     

View Logbook | View the Image Gallery of 81 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.