Traditional Geocache

Ermida de São Romão [VFX]

A cache by Pirates. Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/19/2009
In Lisboa, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


PT

Esta cache pretende dar-vos a conhecer a Ermida de São Romão, na povoação com o mesmo nome, num extremo do concelho de Vila Franca de Xira.

É um edifício religioso de grande interesse, dado o revestimento interior de rica azulejaria seiscentista, em muito bom estado de conservação. Alguns vestígios romanos foram também encontrados no local, tendo sido incorporada uma lápide sepulcral romana numa parede interior da ermida.

A ermida encontra-se no ponto mais alto do monte e tem uma boa vista a toda a volta.
Há caminho de terra até à ermida, se quiserem mesmo ir de carro até lá.

EN

This cache was made to show you Saint Romão's chapel.

It's a religious building of great interest for its well preserved interior of azulejo from the XVI century.

The chapel is at the highest point of the mountain, with a great view all around.
There's a road up to the chapel, if you want to go by car, but the last part is dirt.

 

São Romão (PT)

Texto retirado daqui

S. Romão foi um Soldado romano da guarda do imperador Valeriano (253-260) d.C. Esta sua função levava-o a presenciar julgamentos. Nesta altura as autoridades romanas, que não toleravam o culto da religião, mandaram prender S. Lourenço (diácono da igreja de Roma). a fim de ser interrogado sobre a sua religião e os seus bens que pertenciam à igreja que estava a seu cuidado. A S. Lourenço foi confiado à guarda de Hipólito e de S. Romão. Este com o seu espirito de rectidão e bondade acreditava na sinceridade dos argumentos apresentados por S. Lourenço. Mas nada lhe valeu e acabaria por ser amarrado e torturado. Romão estava indignado com o sucedido, entretanto, reparou que um jovem enxugava o suor e o sangue do martirizado S. Lourenço. Romão emocionado, decidiu ai tomar-se cristão, pois tinha achado este acto como um milagre de Deus. Quando levava S. Lourenço para o calabouço, decidiu pedir-lhe que o baptizasse. S. Lourenço, achando-o instruído e preparado, assim o fez. Esta situação chegou aos ouvidos do imperador, que quis tratar o caso pessoalmente, a fim de lhe dar um castigo exemplar. Romão ao apresentar-se, logo disse que era cristão e tinha honra de o ser. Esta ousadia valeu-lhe a decapitação no dia 9 de Agosto de 258 d.C. Sendo este o dia da Veneração de Santo Romão. As “Memórias Paroquiais”, de 1758, referem que sendo o mártir S. Romão advogado contra a raiva brava de cães danados”, não havia notícia de que, nesta vila, alguém tivesse sido mordido por aqueles animais. O povo, na sua fé, atribuía isso a intercessão do santo Patrono, dedicando-lhe uma especial devoção.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

175 Logged Visits

Found it 160     Didn't find it 4     Write note 4     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     Owner Maintenance 1     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 26 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 4/14/2017 3:18:01 AM Pacific Daylight Time (10:18 AM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum