Skip to content

This cache has been archived.

SUp3rFM: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#maint :

[quote]
As the cache owner, you are also responsible for physically checking your cache periodically, and especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to hunt for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable time – [b]normally a few weeks[/b] – in which to arrange a visit to your cache. In the event that a cache is not being properly maintained, or [b]has been temporarily disabled for an extended period of time, we may archive the listing[/b].

It may be difficult to fulfill your maintenance obligations if you place a cache while traveling on vacation or otherwise outside of your normal caching area. These caches may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan. It is not uncommon for caches to go missing, areas to be cleared, trails to be blocked or closed, objects used for multi-cache or puzzles to be moved or removed, etc. [b]Your maintenance plan must allow for a quick response to reported problems.[/b]
[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=sup3rfm]e-mail[/url].

Lembro que o "desarquivamento" de uma cache, e a sua eventual consequente reactivação, passa pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Abraço e obrigado,

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
<

Ladoeiro

A cache by ketchp Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/11/2010
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Cache do Ladoeiro

A aldeia:

Povoação detentora de alguns vestígios Romanos e que, segundo José Hormigo, até 1505 se chamava Esporão. Foi rebaptizada por Ladoeiro devido aos inúmeros charcos e lodeiros que abundavam na região. O repovoamento conhecido por Ladoeiro faz-se à volta do ano de 1541 (no Reinado D.João III), onde foi sede de concelho com Câmara e Justiça próprias e entrou em decadência, a partir do séc. XVIII, devido aos ataques ferozes do exército durante a Guerra da Restauração, agudizado pelo facto de não possuir nem castelo nem muralhas.

Actualmente, é das freguesias mais prósperas do concelho, caracterizada por um considerável dinamismo económico que se deve sobretudo, da actividade agro-pecuária e da Indústria transformadora. São particularmente conhecidas as suas plantações de tabaco, tomate e melancia, fontes de rendimento e trabalho para as gentes locais e terras vizinhas.

Ao percorrermos as ruas, são várias as habitações com portadas Manuelinas e outras de adobe com janelas caiadas. O cruzeiro, a Igreja Matriz e a Fonte Grande (com as armas de D. Sebastião de 1571) são locais de encontro para uma amena conversa ao cair do dia.

Nas sextas-feiras de quaresma até Domingo de passos, realiza-se a tradicional Procissão dos Homens, onde apenas estes podem participar e a 15 de Agosto uma grande festa em homenagem a Santo Isidoro e Santíssimo Sacramento que atrai inúmeros visitantes de outros concelhos e da vizinha Espanha.

 

Lendas:

    Andava um honrado lavrador a amanhar a terra com uma junta de vacas no sítio da Antinha, conta-se que um dos animais morreu repentinamente. Aflito e desgostoso com a perda de tão útil como necessário animal pôs-se o lavrador a chorar a sua pouca sorte, pois, acabava de perder o "ganha-pão" da sua numerosa e necessitada família e implorava, por isso, o auxílio divino. Apareceu-lhe , então, Santa Catarina que devolveu a vida ao animal e lhe ordenou para ir ao povoado contar o sucedido e dizer do seu desejo que naquele preciso local fosse eriguida uma capela em sua honra, mas com o alpendre voltado a poente.
Acudiram os habitantes a satisfazer prontamente o pedido mas virando o alpendre a nascente como era costume na época, pensando que o lavrador vidente se havia equivocado. No dia seguinte, porta e alpendre estavam caídas no chão. Refizeram a obra deixando na mesma o alpendre dirigido a nascente e de novo ele voltou a ruir. Convenceram-se, então, os habitantes de que o lavrador não se havia enganado e executam a obra segundo as indicações recebidas. E ainda hoje podemos apreciar a capela com a porta e o alpendre voltados a poente e, estamos certos, a fé dos ladoeirenses jamais deixará cair por terra este pequeno templo que tanto carinho e estima infunde ao povo do ladoeiro.

 

Feiras e Mercados

Feiras:  3 de Maio,  12 de Agosto ,20 de Setembro

Mercados:  2ª terça feira de cada mês

 

Festas e Romarias

Romaria de Santa Catarina:  2.ª Feira de Páscoa

 Festa do Espírito Santo:  Domingo do Espírito Santo

 Festa de Santo Isidro e do Santíssimo Sacramento:    3.º Fim de Semana de Agosto

 

A Cache:

a

PT: É uma multi cache que no 1º ponto nos leva à Igreja Matriz do Ladoeiro, nesse primeiro ponto terá de realizar as seguintes contas:

N 39º 49. A

W 007º 15. B

A = 969 + Número de Portas na fachada frontal

B= 667 – Numero de Algarismos em um dos relógios da torre (atenção não sao números)

ENG: It's a multi stage geocache, the first point take you to a church in the center of the village, in that ponint you must calculate:

N 39º 49. A

W 007º 15. B

A = 969 + Number of doors in the front of the church

B= 667 – Number of figures in one of the clocks of the tower

b

 

PT: No segundo ponto as coordenadas obtêm-se da seguinte maneira:

N 39º 49. C

W 007º 15. D

C= 992 + Número de cântaros nas extermidades do telhado

D= Data inscrita no brazão - 979

 

ENG: In the second point, to get the other coordinates you must calculate:

N 39º 49. C

W 007º 15. D

C= 992 + Number of jars in the ends of the roof

D= Date written in the coat – 979

 c

PT: No terceiro e penúltimo ponto, aconselho a perguntar a lenda daquele local a um ancião da terra que prontamente lhe explicará , valerá a pena! Para chegar ao último ponto que dista cerca de 3,5 Km deste apenas terá de calcular:

N 39º 49. 0E

W 007º 14. F

E= 45 + Numero de azuleijos que formam o pássaro

F = Data inscrita na placa – 1479

 

ENG: In the third point, I recommend you to ask the legend of that place to an elder, you will be amazed. To reach the last point, you must travel 3,5Km and make this query:

N 39º 49. 0E

W 007º 14. F

E= 45 + Number of the tiles that compose the bird

F = Date written in the plate – 1479

d

 

Recomendo vivamente a visita a esta cache em noites de céu limpo, poderá observar entre outros o caminho de S. Tiago (um dos braços da Via Lactea)
I strongly recommend a visit to this cache on a clear night, you can see among others the path of S. James (an arm of the Via Lactea)


Tirem fotos à aldeia e ás vistas…agradecia que não colocassem nenhuma foto spoiler.

 

Boas Cachadas

 

Por favor considere a sua responsabilidade ambiental antes de imprimir esta página
Please consider your environmental responsibility before printing this page

Agradecimento especial ao user Bides por ter ajudado a publicar esta cache; Special thanks to the user Bides, by helping to publish this cach page

Additional Hints (Decrypt)

“...Pbagrzcynaqb bf ireqrf pnzcbf...
Pbz n crqen n grhf céf...”

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)