Skip to content

GeoAldeias - A Minha Freguesia Multi-cache

Hidden : 1/24/2010
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Minha Freguesia

Esta pequena multi-cache vai levar-vos a conhecer a minha aldeia natal:

Ribolhos

Dista cinco quilómetros da sede do concelho, ocupando uma área de 2,4 quilómetros quadrados. Situa-se ao sul da margem esquerda do rio Paiva, entre Castro Daire e S. Pedro do Sul e compreende cinco lugares: Cocha, Rebentina, Ribolhos, S. Domingos e Soalheira. A actividade barrista de Ribolhos é uma tradição secular. A arte de trabalhar o barro acabou por se tornar o único meio de subsistência de um povo que sofria com a inexistência de qualquer actividade industrial e de uma precária agricultura. A roda baixa, a pia de pedra, o maço de madeira, a peneira e os outros instrumentos fabricados pelo oleiro, constituem os artefactos que deram nome aos Barros Negros de Ribolhos. Este tipo de louça negra é típica da Serra de Montemuro e através deste método são produzidos cântaros, bilhas, panelas, púcaros e arte figurativa. A divulgação e promoção deste artesanato deve-se, essencialmente, a dois barristas de Ribolhos, o mestre Albino e o mestre Zé Maria, pelas figuras originais que criaram. Hoje, o desenvolvimento da actividade barrista, continua nas mãos de Jorge Ferreira, que utiliza a título de empréstimo, a roda de oleiro de António Rodrigues, irmão de José Maria Rodrigues. Jorge Ferreira trabalha o barro não pelo sustento familiar, mas sim pelo gosto e pela preservação desta nobre tradição.

Num 1º ponto vai levar-vos até á:

Carvalha de Ribolhos

Espécie: Quercus robur L.
Classificada em: 27 de Outubro de 1964
Idade estimada: 300 anos
Dimensões:
PAP: 5,95 m DAP: 1,89 m
Altura: 23,50 m
Diâmetro de copa: 22,70 m


Aqui e perante este magnifico exemplar devem-se dirigir ao Monumento edificado em homenagem á Nossa Senhora do Amparo e retirar a data em que foi homenagiada pela povoação e completar o seguinte:

N 40° 53.(A-1963) W 007° 56.(A-1424)

Estas coordenadas vão vos levar:

Perto do vértice geodésico “Carreirinhos”, a aproximadamente 720m de altitude. Deste ponto é possível observar apenas para o quadrante oeste, permitindo uma vista privilegiada para toda a vertente sul da Serra do Montemuro. Os últimos 300m são feitos em terra batida.

A cache: É favor levar algo para escrever; deixem tudo exactamente como encontraram

Additional Hints (No hints available.)