Skip to content

<

Cume do Terroeiro

A cache by Blue Trekkers Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/01/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
4 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Cume do Terroeiro




Situado a 1782m de altitude, o Terroeiro é um cume marcado por um VG e com uma vista fantástica sobre diversos pontos da Estrela e sobre os vales (por exemplo Unhais) e Serras (por exemplo Gardunha) envolventes.

A cache

A maneira mais fácil de chegar à cache é partir da Torre na direcção Sudeste, contornando os diversos afloramentos numa caminhada com a extensão total de cerca de 5km e 250m de desnível vertical.

Por ser um cume é necessária uma pequena escalada para lá chegar. Tenham cuidado caso as rochas estejam molhadas ou se levarem crianças.

Lembrem-se que vão estar na zona mais alta e exposta da Serra da Estrela, e como mau tempo na Serra costuma significar nevoeiro e pouca visibilidade, equacionem bem todos os factores antes de partirem para a caminhada (lembrem-se que em certos pontos vão estar a algumas horas de caminhada da civilização e provavelmente sem rede de telemóvel).

É possível fazer este percurso no inverno mesmo com neve, desde que se tenham os devidos cuidados em termos de equipamento (botas impermeáveis e com sola aderente, roupa de neve quente e impermeável, barrete, luvas, máscara/óculos de sol e bastão de caminhada). Caso esteja muito frio (abaixo de -4ºC) e a neve esteja gelada é recomendado o uso de crampons visto que tanto a zona inicial como a ascensão final têm grandes desníveis.

É ainda possível chegar ao Terroeiro subindo da Barragem do Covão do Ferro por um caminho marcado por mariolas e que depois segue até à Torre. Apesar da sua dificuldade, associada ao grande desnível a ser vencido, recomendamos este caminho a todos aqueles que queiram conhecer de facto a Montanha que é a Estrela, já que esta é a verdadeira ascensão ao topo da Serra (subir pela estrada não conta…).




Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.