Skip to content

PORTELA DE MOGOS- ÉVORA Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
Hidden : 2/14/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

ESTA CACHE ERA PARTE INTEGRANTE DA EXTINTA MULTI-CACHE DA GRAÇA DO DIVOR!


Recinto alongado, aparentemente aberto do lado Nascente; conservam-se cerca de quatro dezenas de menires, de formas maioritariamente ovóides, sendo notória uma maior concentração de monólitos, os maiores do conjunto, no lado ocidental. Apresenta um pequeno conjunto de menires decorados, que têm sido interpretados, na sua maior parte, como representações de carácter antropomórfico; os temas dominantes são a lua, o quadrilátero e o báculo, gravados em baixo-relevo; o menir 17, de forma pouco comum, ostenta uma temática igualmente pouco frequente nos menires alentejanos, constituída nomeadamente por antropomorfos, associados a figurações solares e, possivelmente, motivos corniformes.

O monumento relaciona-se, em termos gerais, com o recinto dos Almendres, e de uma forma mais directa, com o recinto de Vale Maria do Meio e com os menires da Casbarra e do Mauriz, que se localizam, em linha recta, para nascente da Portela de Mogos. Para Sul e Sudeste, foi identificada uma notável concentração de povoados neolíticos, com destaque para o da Valada do Mato.

A Portela de Mogos implanta-se junto ao topo de uma encosta bastante declivosa, exposta a Nascente e, tal como os Almendres, ocupa um ponto bastante destacado na paisagem regional, numa lomba de topo mais ou menos aplanado, onde afloram sobretudo as rochas do complexo migmatítico, e que corresponde às últimas estribações orientais da serra de Monfurado. Trata-se, em ambos os casos, tal como em S. Sebastião, de pontos com elevado domínio visual sobre a peneplanície que se estende para Leste, enquadrada, no horizonte, pela serra d’Ossa.

O recinto, descoberto por H.L. Pina, foi publicado no início dos anos 70, tendo sido objecto de uma campanha de escavações e subsequente restauro, em 1995 (Gomes, 1997a).

Informação disponivel em http://www.crookscape.org/sites/recintos/r_pmg.html

RECOMENDO DE ENTRE OUTRAS NAS PRÓXIMIDADES: RECINTO MEGALÍTICO VALE MARIA DO MEIO - GC23XX7 - GC23YKE Pela Pré-História do Alentejo- GC25BB Castelo do Giraldo, O Sem Pavor - GCYBXB

Additional Hints (No hints available.)