Skip to content

Candieira Traditional Cache

Hidden : 02/15/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache possui um código que irá permitir descobrir o mistério de auellanas de Susanas.



Candieira

"Toda a lâmpada ou tocha sem diferenciar o combustível, azeite, cera ou qualquer outro que produzisse chama, era a nossa popular candeia, usada durante séculos.
Assim, a raiz da palavra «candieira» vem do latim – candela –, dando-se a síncope do (l)=candea; depois a ditongação ou alargamento do (e) = candeea; finalmente, o sufixo (eira) que significa profissão.

Tudo leva a crer que no lugar da Candieira, em tempos, muito remotos, tivesse existido o artesanato do fabrico de candeias.

Dos romanos se conhecem belíssimas candeias (lucernas), algumas em rico estilo; sendo de metal atingem elevado valor, e mesmo de barro são muito procuradas
."

in Monografia da freguesia de Avelãs de Cima [Subsídios para a sua história] de José Augusto Martins Rosmaninho, Pereiro - 1984

Esta cache pretende dar a conhecer o lugar da Candieira que pertence à freguesia de Avelãs de Cima. A freguesia possui uma área de 40.88 km2, tem uma população de 2446 habitantes (censos 2001) e é constituída pelos lugares de Avelãs de Cima, Boialvo, Candieira, Canelas, Cerca, Corgo de Baixo, Ferreirinhos, Figueira, Mata, Neves do Pinheiro, Pardieiro, Pereiro, Porto de Vide, Póvoa do Gago e S. Pedro.




Additional Hints (No hints available.)