Skip to content

<

Ferreirinhos

A cache by Patas Tenras Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/15/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache possui um código que irá permitir descobrir o mistério de auellanas de Susanas.



Ferreirinhos

"Este topónimo denota o exercício da arte de serralheiro, neste local, em tempos muito recuados. Bem perto de Ferreirinhos, na freguesia da Moita, encontramos a povoação de Ferreiros.
A norte de Ferreirinhos, no concelho de Águeda, existe a povoação de A-dos-Ferreiros, ou seja, a «Póvoa dos Ferreiros». Todas estas povoações tomaram o nome da profissão dos primeiros habitantes destes locais.
Na idade média os artífices agrupavam-se em zonas mais próprias para o exercício das suas actividades. Assim se explica, por exemplo, o agrupamento dos artífices de serralharia na povoação de A-dos-Ferreiros, pois esta localidade foi atravessada nos séculos III e IV por uma estrada romana que ligava a região do Vouga a Viseu.
A radicação de um núcleo de ferreiros nesta zona, testemunha o grande número de carros de muares que transitavam na sobredita estrada romana, e a natural feitura e reparação dos mesmos. Além deste facto já referido, tornava-se necessário fazer as alfaias agrícolas usadas nessas épocas para o agricultar da terra.
Teriam existido, certamente, razões de natureza económica e profissional nas referidas povoações de Ferreiros e Ferreirinhos para que nelas se tivessem fixado os artífices do ferro."

in Monografia da freguesia de Avelãs de Cima [Subsídios para a sua história] de José Augusto Martins Rosmaninho, Pereiro - 1984

Esta cache pretende dar a conhecer o lugar de Ferreirinhos que pertence à freguesia de Avelãs de Cima. A freguesia possui uma área de 40.88 km2, tem uma população de 2446 habitantes (censos 2001) e é constituída pelos lugares de Avelãs de Cima, Boialvo, Candieira, Canelas, Cerca, Corgo de Baixo, Ferreirinhos, Figueira, Mata, Neves do Pinheiro, Pardieiro, Pereiro, Porto de Vide, Póvoa do Gago e S. Pedro.




Additional Hints (No hints available.)