Skip to Content

This cache has been archived.

Quitas: .

More
<

Celestino Graça

A cache by Quitas [the Team] Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 2/17/2010
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Celestino Graça - O Homem do Graínho



Busto

    Nascido a 9 de Janeiro de 1914, na aldeia do Graínho, no concelho de Santarém, Celestino Graça concluiu o curso de Regente Agrícola com apenas dezoito anos de idade, dando, assim, início a uma actividade relacionada com o mundo rural, que, de facto, constituía o seu grande universo. Destacou-se na X Brigada Agrícola como um dos técnicos mais competentes e a sua trajectória profissional fica para sempre associada à introdução da cultura do cânhamo em Portugal, o que lhe permitiu a apresentação de diversos trabalhos técnicos e até a publicação de um livro sobre a matéria.
    Celestino Graça, mercê desta sua ocupação profissional, aprofundou sobremaneira o seu relacionamento com a gente simples do povo que tinha na agricultura o seu ganha-pão, fincando a conhecê-los mais intimamente, desvendando, assim, muito da sua cultura e das suas tradições.
    Após algumas intervenções na área do associativismo, Celestino Graça assumiu-se como o grande impulsionador da Feira do Ribatejo, no ano de 1954, certame de cariz regional ao qual devotou vinte um anos de constante empenhamento, sendo que dez anos volvidos sobre a primeira edição, o Governo de então promoveu a elevação desta feira ao estatuto de Feira Nacional de Agricultura, pelo reconhecimento expresso da acessão relevante que este evento constituía em favor do desenvolvimento da actividade agrícola no nosso país, então, uma das vertentes mais significativas da economia nacional.
    Na Feira do Ribatejo, Celestino Graça baseou a animação cultural no folclore, pelo que estimulou os responsáveis pelas Casas do Povo e os presidentes das juntas de freguesia e dos municípios ribatejanos no sentido de promoverem a organização de ranchos folclóricos que, posteriormente, assegurassem a representação concelhia neste certame que de ano para ano aumentava a sua projecção a nível nacional, e uns anos mais tarde extravasou as fronteiras do país, conquistando uma expressiva representação internacional.
    A projecção da Feira do Ribatejo a nível nacional teve igualmente reflexos no folclore, pelo que também em outras regiões os agrupamentos de folclore aí existentes disputavam um lugar nos festivais da Feira. Este impacto foi ainda maior a partir de 1958, ano em que Celestino Graça promoveu a primeira edição do Festival Internacional de Folclore de Santarém, no âmbito da própria Feira do Ribatejo, certame que ainda actualmente se realiza, cumprindo neste ano as suas bordas de ouro.
Monumento     Mas, para além desta relação privilegiada com o folclore, Celestino Graça evidenciou-se, também, no âmbito das actividades taurinas, sobretudo, através de uma estreita colaboração com a Santa Casa de Misericórdia de Santarém, a favor de quem colocou toda a sua generosidade e altruísmo, para além do invulgar dinamismo que o caracterizava, tendo sido um dos principais obreiros da construção da praça de toiros, a que justamente foi atribuído o seu prestigiado nome, e tendo sido o responsável pela organização das corridas de toiros até ao ano do seu falecimento, com o que proporcionou a angariação de avultadas receitas destinadas a minorarem as dificuldades por que passava a Instituição para desenvolver a sua relevam-te acção social, nomeadamente no Lar dos Rapazes.
    Apostando na juventude que despontava, promovendo-os nas novilhadas que anualmente organizava, e não esquecendo os mais populares, Celestino Graça criou um lema para a praça de toiros de Santarém, tornando-a a "Praça das Revelações e das Consagrações". O seu dinamismo esteve bem patente uma vez mais, através da instalação de um moderno sistema de iluminação eléctrica na Praça, com o recurso a equipamento e técnica da Philips que era, então, considerada a melhor do mundo.
    Quem quiser avaliar o impacto da acção de Celestino Graça na nossa cidade e na nossa região, poderá, facilmente, debruçar-se sobre a história local, e certamente, constatará que Santarém atravessava então um período de confrangedora agonia, tanto ao nível da sua actividade económica, como, até, no plano social, cultural e urbanístico.
    Celestino Graça foi, assim, uma das personalidades mais importantes do movimento folclórico do seu tempo, mas, pelo mérito da sua obra e dos seus ensinamentos, ainda hoje constitui uma referência incontornável.

In: http://www.correiodoribatejo.com

free counters

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

  • BustoMonumento a Celestino Graça na Praça de Toiros de Santarém
  • MonumentoMonumento a Celestino Graça junto à Praça de Toiros de Santarém
  • Retrato

310 Logged Visits

Found it 262     Didn't find it 26     Write note 11     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 4     Owner Maintenance 2     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 19 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.