Skip to content

<

Estação do Tortosendo - Projecto GeoGare

A cache by Patas Tenras Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/28/2010
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

É necessário levar material de escrita.

Estação do Tortosendo - Projecto GeoGare

Penhas da Saúde


Por lei de 26 de Abril de 1883 o Governo foi autorizado a construir o Caminho de Ferro da Beira Baixa e em 6 de Setembro de 1891 D. Carlos e D. Amélia passavam pelo Tortosendo, no comboio que os trazia de Lisboa, para a sua inauguração. As gentes de Tortosendo acorreram à Estação em grande número, emolduraram-na de flores e tantas pétalas deitaram à Rainha, que ela saiu do comboio para agradecer, tendo então dito que esta terra se deveria chamar "Aldeia Nova das Flores". Ainda hoje há quem recorde com ufania o dito da Rainha, embora outros prefiram chamar-lhe "Vila dos Cravos Vermelhos". É uma questão de gosto. Mas Tortosendo é que é o seu nome.

Os meios de comunicação e principalmente o Caminho de Ferro foram sempre considerados como indispensáveis e decisivos para o desenvolvimento de um povo. Com efeito a Estação de Caminho de Ferro do Tortosendo, a 2 kilómetros do Centro da Vila, tem tido um grande movimento, não só por se escoarem por ali a maior parte das peças de pano que se fabricam nos seus teares e por lá chegarem as matérias primas indispensáveis e outras mercadorias, mas também por servir não poucas das aldeias mais póximas.

in Tortosendo - Na história, na tradição e na lenda, P. José do Vale Carvalheira, 1985


Hoje em dia a Estação do Tortosendo, deixando para trás o esquecimento e abandono a que foi votada, está em obras de recuperação, incluídas na renovação da Linha da Beira Baixa, prevendo-se a sua conclusão em Março de 2011. Não deixa, no entanto, de merecer uma visita, não apenas por quem gosta de comboios e afins, mas também por aqueles que apreciam a história e o património edificado. E, a partir desta altura, também por todos aqueles que gostam de descobrir.... tesouros.




Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.