Traditional Geocache

ISEP

A cache by ACorreia+Bé Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 3/6/2010
In Porto, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO




Foi fundado em 1852, no período de ascensão do liberalismo português, pela força de uma ideia de progresso: Portugal, país com uma estrutura predominantemente rural e de serviços, precisava de dar um passo em frente. Foi Fontes Pereira de Melo, ministro das Obras Públicas, do Comércio e da Indústria, quem lançou o primeiro sistema público de ensino industrial, assente na ideia de educação para o desenvolvimento, onde a nossa matriz, a Escola Industrial do Porto foi uma das duas primeiras, em confronto com a Academia Politécnica, cuja referência era o modelo elitista, academista e retórico da Universidade de Coimbra que, incapaz de responder às necessidades emergentes, vinha sendo contestado pelos intelectuais mais esclarecidos.
 
    Em 1864, sob a égide do Ministro Conselheiro João Chrysostomo de Abreu e Sousa, efectua-se uma ampla reforma e expansão do ensino industrial. O ensino "superior" industrial é, então, dividido em duas partes: a primeira, incluía formação geral comum a todas as artes, ofícios e profissões industriais, integrando duas componentes: o ensino teórico, ministrado na Escola, e o ensino prático, ministrado nas oficinas do Estado ou, sob acordo, em fábricas particulares; a segunda incluía o ensino especializado de certas artes e ofícios, e também de diversos serviços públicos tais como obras públicas, minas e telégrafos.
No âmbito desta reforma a Escola Industrial passa a Instituto Industrial do Porto , formando "mestres", "condutores" e "directores de fábrica".

    Em 1881, durante a visita ao Porto do Rei D. Luís, o então Ministro do Reino Tomás Ribeiro, e o Ministro das Obras Públicas Rodrigues de Freitas, propuseram a fusão das duas escolas de topo do ensino industrial - a Academia Polytéchnica do Porto e o Instituto Industrial do Porto - numa só, denominada Instituto Polytéchnico do Porto.
O Conselho Escolar, considerando que tal projecto era contrário ao seu percurso histórico - recusa o projecto de fusão com a Academia Polytéchnica, assim dando corpo a uma cultura institucional que perdura até hoje: ensinar, não só, o saber conhecer, mas, também, o saber fazer.

    Durante todo o período da I República discutiu-se se Portugal deveria ser, essencialmente, um país de indústrias ou um país agrícola, diluindo-se nesta indecisão a definição de uma política industrial que se ia afirmando no exterior. E o advento do Estado Novo não altera significativamente o status quo. Mantém-se assim uma situação de grande indefinição, que há-de perdurar até quase aos nossos tempos.
A estrutura do ensino industrial reflectirá isso mesmo: só entre 1947 e 1950 se redefine o papel dos Institutos Industriais no âmbito de uma reformulação do ensino industrial, colocando-os no vértice da estrutura de ensino industrial, classificando o seu ensino de "técnico médio no ramo industrial", tendo como objectivo a formação de agentes técnicos de engenharia em todas as especialidades clássicas, dotados de um perfil que lhes possibilita a entrada directa no sistema produtivo no desempenho das funções operacionais de topo necessárias ao nascente desenvolvimento industrial.

    Em 1974, através do decreto-lei 830/74 de 31 de Dezembro converteram-se os Institutos Industriais em Institutos Superiores de Engenharia.
No preâmbulo deste decreto-lei reconhece-se que "os Institutos Industriais são escolas com um longo passado que formaram gerações de profissionais que, indiscutivelmente, deram um fundamental contributo para o desenvolvimento da indústria portuguesa".

É pois no âmbito deste reconhecimento que os Institutos são inseridos na estrutura do ensino superior, como Escolas independentes dotadas de personalidade jurídica e autonomia administrativa, convertendo-se o Instituto Industrial do Porto no actual Instituto Superior de Engenharia do Porto, habilitado à concessão, entre outros, dos graus de bacharel e de licenciado em engenharia, a que correspondem os títulos profissionais de engenheiro técnico e engenheiro.

    Em 1989 o Instituto Superior de Engenharia do Porto é integrado no subsistema de Ensino Superior Politécnico, passando o seu modelo de formação a integrar dois cursos distintos: o bacharelato, com a duração de três anos, e os Cursos de Estudos Superiores Especializados, com a duração de dois anos e acesso por concurso documental, que, em conjunto com um bacharelato com ele coerente, conferia o diploma de licenciatura.
 
    Em 1998, no âmbito de uma nova reforma do ensino superior politécnico, o ISEP passa a ministrar as actuais licenciaturas bietápicas, caracterizadas pela sua estruturação em dois ciclos - o bacharelato com a duração de três anos - o que possibilita a inserção no mercado de trabalho, seguido de um segundo ciclo de dois anos - frequentado essencialmente em regime pós-laboral - para a obtenção da licenciatura.
 
    Em 2006, por força da adesão de Portugal à Declaração de Bolonha, o ISEP disponibilizou um novo Plano de Estudos, constituído por licenciaturas e mestrados nas diversas áreas da Engenharia, assim iniciando um novo ciclo da sua já longa história.
 
    Em 2008, Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa, enaltece a qualidade do trabalho desenvolvido no ISEP, durante o Roteiro para a Ciência. A passagem pelo ISEP constituiu a primeira visita oficial de um chefe de Estado português a um instituto politécnico. O ISEP atribuiu o primeiro grau de mestre pós-Bolonha.

Perpetua-se o lema "Saber Fazer".

Campus

Centro de Congressos [A]
Associação de Estudantes
Bar
    
    Dep. de Engenharia Informática
Gabinete de Reprodução Documental
    
    Dep. de Engenharia Geotécnica [C]
ep. de Engenharia Civil
Museu Parada Leitão
    
    Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção[D]
    
    Centro de Congressos [E]
Orgãos de Gestão
Biblioteca
Serviços
ISEP-GO - Gabinete de Apoio ao Aluno
Health Club
Agência de Viagens
    
    Dep. de Engenharia Mecânica [F]
Dep. de Engenharia Electrotécnica
CIDEM - Centro de Investigação e
             desenvolvimento em
             Eng. Mecânica
Dep. de Engenharia Electrotécnica
CISTER / IPP-HURRAY - HANDS-ON LAB
GILT - Graphics, Interaction and
          Learning Technologies
Restaurante
    
    Dep. de Engenharia Química [G]
Bar SAS.IPP
GRAQ - Grupo de Reacção e Análises
            Químicas
        
    Centro de Congressos [H]
Dep. de Engenharia Mecânica
Dep. de Engenharia Química
Departamento de Matemática
Departamento de Física
Cantina
    
    Dep. de Engenharia Electrotécnica
GECAD - Grupo de Investigação em Eng. do
             Conhecimento e Apoio à Decisão
    
    Dep. de Engenharia Civil [J]
Secção de Gestão
    
    Laboratório de Tecnologia Química Lídia Vasconcelos[L]
    
    LABORIS [M]
Laboratório de Bioengenharia
    
    CISTER / IPP-HURRAY - HANDS-ON LAB[N]
    
    Edifício Inteligente[O]
    
    LSA - Laboratório de Sistemas Autónomos


    
    Laboratório Automóvel[Q]




A Cache:

A Cache é dedicada ao nosso filho que se licenciou em Engenharia Informática neste Instituto. Está colocada junto à entrada principal, no exterior do Instituto, sendo possível o acesso a qualquer hora. Levem algo com que escrever.

   


Additional Hints (Decrypt)

CG: Zntaégvpn...dhnfr ab gvwbyb qr ivqeb.
RA: Zntargvp...nyzbfg va tynff oevpx.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

1,445 Logged Visits

Found it 1,348     Didn't find it 46     Write note 13     Needs Archived 1     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 22     Owner Maintenance 6     Update Coordinates 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 109 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 7/24/2017 3:52:00 AM Pacific Daylight Time (10:52 AM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum