Skip to content

This cache has been archived.

SUp3rFM: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=sup3rfm]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
<

AlbiDomus {Casa Branca}

A cache by AppleTeam Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/21/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


ALBIDOMUS

Casa Branca


A doze quilómetros da Vila de Sousel assenta a Aldeia de Casa Branca, situada no fértil Vale do Freixo, junto à margem direita da ribeira de Almadafe. Pertence ao Concelho de Sousel, faz parte da Comarca de Estremoz, Diocese de Évora e está situada no extremo sul do Distrito de Portalegre, do qual faz parte. A história desta Aldeia está um pouco perdida no tempo, sendo a documentação existente pouco clara." Um documento de Manuel Severim de Faria refere que os terrenos onde assenta hoje a freguesia de Casa Branca pertenciam ao Conde de Sabugal - D. Duarte de Castelo Branco. Este possuía entre outras propriedades, uma herdade junto ao Concelho de Avis, ao Norte do Lameirão. Decadente essa herdade, em parte resultado do pouco rendimento que auferia desses terrenos, em virtude da pobreza dos mesmos e que era agravada com a falta de água, resolveu D. Duarte de Castelo Branco dividir esse vasto morgado em glebas, que aforou a diversos, sendo o último a alienar a parte denominada "Morgado", pois era ali, como então se dizia, a “Cabeça do Morgado". Deixou como último rebento, a habitação com a sua quinta, conhecida pelo nome de Quinta do Zagalo, um dos ramos dos primitivos proprietários. Os foreiros tinham como obrigação "o pagamento de um certo foro anual e os quartos". Por outro lado conseguiu o Conde de Sabugal " uma povoação de alguns cem vizinhos que lhe rende hoje o dobro que a herdade lhe rendia (...)", justificando assim a divisão territorial por ele efectuada.Os descendentes foram alienando todos os terrenos em volta, onde se construíram propriedades urbanas: "a primeira que ainda existia edificada, datava de 1581 construída, sem dúvida, do calcário muito branco que ali existia e que exposto à acção da luz, se petrificava e assim facilmente se faziam blocos, quando ainda brando, para após o seu endurecimento, se construírem os muros, ficando os prédios mesmo sem cal muito brancos e quem sabe, talvez a origem do nome "Casa Branca", que se estendeu a todo o aglomerado de casas".
Ainda em relação à formação e origem do topónimo " Casa Branca", fala-se que este deriva de uma casa isolada, de pedra caliça, abundante nesta zona, construída para guardar utensílios de lavoura numa quinta aí existente, a Quinta do Zagalo. E os caminhantes da época, especialmente os padres vindos de Évora ao avistarem a dita casa, sabiam estar perto do seu destino, Avis. A sede da sua freguesia era primitivamente S. Brás, de cuja freguesia se conserva o nome de uma importante feira, "A Feira de S. Brás" ou "Feira das Cenouras", que se realiza anualmente nos inícios do mês de Fevereiro. Em termos administrativos a freguesia de Casa Branca, passou por diversas jurisdições até se fixar definitivamente no Concelho de Sousel. Assim, esteve anexada ao Concelho da Vila do Cano. Em 1839 estava esta freguesia integrada no Concelho de Avis e em 1852 já estava anexada no Concelho de Sousel. Extinto este, na sequência da Grande Reforma Municipal, de vinte e quatro de Outubro de 1855, passou a freguesia de Casa Branca a fazer parte do Concelho de Fronteira. Em 10 de Julho de 1863 o Município de Sousel foi restaurado e a freguesia de Casa Branca foi-lhe anexada. Perante o último Recenseamento Geral da População, a Freguesia de Casa Branca, tinha segundo os Censos de 2001, 1378 habitantes residentes. É uma Freguesia essencialmente rural, onde a maioria da sua população activa se dedica à agricultura. Tendo a agricultura e a indústria lagareira um papel preponderante na economia da Freguesia, assim como o vinho produzido na Herdade do Mouchão. Em redor desta Aldeia, existem diversas herdades, tapadas, quintas… Entre estas, podemos referir a Herdade de D. João, sita na estrada Casa Branca—Vimieiro. Esta Herdade distingue-se pela importância agrícola, tal como a beleza arquitectónica do seu monte alentejano e da sua capela consagrada a Santa Rita. Dentro da Freguesia, podemos mencionar a Quinta de São João, datada de 1940, pela sua bonita arquitectura.


A Multi Cache:
As coordenadas iniciais levam-no a apreciar a imponente Igreja de Nossa Senhora da Graça, bem no centro da vila.
Do ponto de observação dado, verifique as informações pedidas, de modo a encontrar as coordenadas da cache final:

Qual o ano indicado no relógio de mármore sem ponteiros? =ABCD

Em que ano passou por aqui Nossa Senhora? = EFGH



A cache final está nas seguintes coordenadas:
N 38º 56. (B-D) (G+E) (C)
W 007º 48. (H-A) (D+1) (C+H)


Visite :
http://aldeiabranca.blogspot.com/

Additional Hints (Decrypt)

Frzcer rz seragr, znf anf pbfgnf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.