Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been archived.

shubaca: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.

Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção".
Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema.
É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache.
Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache..[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=shubaca]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

More

Multi-cache

IGREJA MATRIZ DE PENAFIEL

A cache by ACorreia+Surikatas Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 3/23/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



IGREJA MATRIZ DE PENAFIEL


Igreja Matriz

    Igreja renascentista de três naves e quatro tramos, separadas por duas arcadas de arcos de volta perfeita apoiados em colunas jónicas, e cobertas por abóbada de berço.

    A igreja foi construída sobre a medieval Capela do Espírito Santo, remodelada no século XVI ao gosto manuelino por João Correia, rico mercador da cidade de Penafiel, para aí albergar o seu túmulo, constituído por uma lâmina de bronze de tipo flamengo onde aquele fez representar a sua imagem gravada.

    Esta capela, que exteriormente preserva ainda o remate ameado com merlões chanfrados e uma janela decorada com pérolas, abre-se para a nave lateral do lado do Evangelho através de um arco quebrado com três arquivoltas de toro e escócia, sendo rematada por uma abóbada tardo-gótica de nervuras ou arestas.



Painel frontal

    No templo destaca-se ainda a fachada maneirista, de parede lisa rasgada por duas amplas janelas que flanqueiam o pórtico, composto por colunas jónicas e entablamento clássico sobre o qual se desenvolve um nicho rectangular, com a representação policromada de S. Martinho e do mendigo, encimado por rosácea.



História:

    Penafiel, na Idade Média, chamava-se, freguesia de S.Martinho de Moazare, e tinha sede na capela de Santa Luzia, que pertencia ao Julgado e Castelo de Penafiel de Sousa, sedeada no Castelo de Penafiel (em Oldrões). Torna-se comenda da Ordem de Cristo e a sua importância faz decair S. Martinho de Moázeres e traz para aqui o centro da paróquia.

    Em meados do século XVI, ascendeu a sede da própria freguesia e uma nova Igreja Matriz foi construída sem destruir a anterior Capela do Espírito Santo nem mesmo uma torre antiga. Assim, Moázeres ficou-se por Santa Luzia e Arrifana por S. Martinho.

    Não existem certezas no que diz respeito à origem do topónimo Arrifana. Uns dizem, o étimo de “auriflama”, bandeira infalível dada por Deus aos exércitos franceses na luta contra a mourama. Outros pensam que a palavra deriva de uma abundante herbácea, a murta, a que os árabes chamaram “ar-raihân”, planta de folhagem perene, que simboliza tanto a paz como para os amores e guerreiros vencedores. E, por último, há quem atribua este nome a Arriana, filha de Mumadona que herdara a vila de Novelas.

    A pequena freguesia de Arrifana de Sousa ascendeu a vila em 1741.

    Trinta anos depois no reinado de D.José, dão-se novas alterações. El-Rei solicitou ao Papa Clemente XIV,a criação de uma diocese e novo bispado em Penafiel de Sousa, com sede em Arrifana de Sousa, desfazendo a área existente da diocese do Porto.

    A 3 de Março de 1770, D. José elevou-a a cidade.




A Cache:

Vai deslocar-se ao ponto indicado e aí terá que anotar a data inscrita por cima da porta principal da igreja.
Com essa data irá ter que fazer uma simples conta para conseguir calcular o ponto final, que levará ao local final da cache, que fica nas imediações da Capela de Sta Luzia.

Assim teremos:

    (Data indicada - 596) = Três últimos algarismos da coordenada N (N  41 11,???)
    (Data indicada - 797) = Três últimos algarismos da coordenada W (W 8 17,???)

A soma dos três últimos algarismos das coordenadas N e W é 1747


É uma cache de tamanho micro, contém LogBook com StashNote. Leve algo para escrever.

É uma publicação das Teams do Geocaching: ACorreia+Bé com a Surikatas, esperamos que se divirtam tanto quanto nós na sua colocação.
Por favor não divulguem pormenores ou fotos que possam revelar a sua localização e deixe a cache conforme a encontrou, para que tenha mais durabilidade.


Additional Hints (Decrypt)

N hz zrgeb qr nyghen cbe hz...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

220 Logged Visits

Found it 190     Didn't find it 17     Write note 6     Archive 1     Needs Archived 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 3     

View Logbook | View the Image Gallery of 15 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/15/2017 3:27:17 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (11:27 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page