Skip to content

Fonte Velha - Constância Traditional Cache

Hidden : 03/25/2010
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



        


 Anteriormente denominada por Fonte Nova à data da sua construção (1848), devido ao facto de ser a mais antiga da vila, passou a designar-se por Fonte Velha.
Construção de grandes dimensões, efectuada num período conturbado da nossa História (Maria da Fonte e Patuleia), foi um marco importante para a Câmara Municipal da época e uma mais valia para a vila e seus habitantes.
Sendo à época o abastecimento de água uma questão problemática e de difícil resolução, havendo a necessidade por vezes de se recorrer a pequenas covas que se faziam no areal do Zêzere para se ir buscar água
para os afazeres domésticos em períodos de mais longa estiagem, foi esta fonte a primeira medida para resolução do abastecimento público de água à vila.
Sendo Constância um município de parcos recursos, esta obra exigiu um esforço financeiro enorme. Devido à falta de meios para a financiar, houve a necessidade de se recorrer a um empréstimo num montante superior a 260 mil réis, dinheiro disponibilizado pelos próprios vereadores da Câmara, sendo a fonte construída paulatinamente à medida das posses do concelho. Iniciada a construção em 1848, em 1854 colocaram-se sob os assentos o lajedo e os marcos e só em 1870 se aplicou a cantaria .
Volvidos poucos anos já se tornava indispensável procurar mais água pois a Fonte Nova estava quase seca e era necessário arranjar outras formas para resolver o problema da escassez de água e de melhor qualidade, construindo-se em pouco mais de um século três novas obras de abastecimento de água à vila, embora a Fonte Velha mantivesse sempre a importância e a qualidade de outrora.


Esta fonte faz parte da Rota das Fontes...

Additional Hints (No hints available.)