Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

Traditional Geocache

Nave da Mestra

A cache by Blue Trekkers Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 4/20/2010
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
4.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Nave da Mestra





A Nave da Mestra, também conhecida como Vale da Barca, é um daqueles locais fantásticos da Estrela. É um covão onde existe um imponente penedo de granito com a forma que lhe dá o nome, onde o Homem criou uma pequena estância para pastores e montanheiros, completa com alojamento, mesa de piquenique com churrasqueira, e onde uma ribeira, alargada por um pequeno açude, convida a banhos em dias de maior calor.

Mas de onde surgiu tudo isto em pleno coração da Serra? Reza a história que um Juiz, o Dr. Matos, construiu ali a sua casa de férias de Verão em 1910. A sua construção foi concretizada pela mão-de-obra vinda de Manteigas em cima de mulas por um caminho que ainda hoje existe, ajudada por macacos hidráulicos utilizados para levantar as gigantes pedras, incluindo aquela que faz de telhado à casa. Esta obra é comprovada pela inscrição que ainda se pode ler na construção principal por cima da porta, “Dr. J.Matos – Barca Hirminius – 1910”.


A cache

A maneira mais fácil de chegar à Nave da Mestra é partir da estância de inverno das Penhas Douradas, do waypoint do início do estradão que disponibilizamos. Daí até à cache é só seguir o percurso T11, remarcado com manchas vermelhas e limpo recentemente, seguindo depois as mariolas que continuam para sul quando este percurso vira à direita, sempre na direcção do VG do Curral dos Martins. Depois deste VG deve-se seguir na direcção do waypoint FENDA, descendo cerca de 30m por esta gruta natural até ao cimo da casa do Dr. Matos. Esta será uma caminhada com a extensão total de cerca de 5km e 300m de desnível vertical.

Depois de fazerem a cache podem voltar para trás pelo mesmo caminho e conhecer o Planalto Central, podem seguir pelo covão a Sul e subir até ao VG do Piornal ou seguir para Este pelo caminho marcado por mariolas e desce para o Vale do Zêzere e Manteigas.

Tenham cuidado no Verão para não serem vistos à procura da cache já que estarão por lá uns muggles curiosos, os pastores, que utilizam o local como curral e têm uma boa visão ao longe.


Lembrem-se que vão estar numa zona alta e exposta da Serra da Estrela, e como mau tempo na Serra costuma significar nevoeiro e pouca visibilidade, equacionem bem todos os factores antes de partirem para a caminhada (lembrem-se que em certos pontos vão estar a algumas horas de caminhada da civilização e provavelmente sem rede de telemóvel).

É possível fazer este percurso no inverno mesmo com neve, desde que se tenham os devidos cuidados em termos de equipamento (botas impermeáveis e com sola aderente, roupa de neve quente e impermeável, barrete, luvas, máscara/óculos de sol e bastão de caminhada). É no entanto preciso ter em atenção que, caso a Fenda esteja preenchida por neve, é necessário contornar o afloramento por Sul seguindo os mariolas e entrar na Nave da Mestra pelo waypoint PORTAO.


Esta cache foi colocada em substituição daquela colocada em Agosto de 2004 pelo RuiP, Nave da Mestra. Esta cache durou até Julho de 2009 quando desapareceu provavelmente às mãos do famoso pastor Tó da Serra, cuja visão ao longe bem apurada deve ter permitido ver-nos a logar a cache – fomos os últimos a encontrá-la :(
Tentámos contactar o owner diversas vezes, sempre sem resposta, e como não seria aconselhado esconder uma cache no mesmo local exacto e não nos era possível mudar qualquer informação na cache ou mesmo adoptá-la, colocámos uma nova noutra local depois desta ser arquivada.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

178 Logged Visits

Found it 165     Didn't find it 2     Write note 10     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 238 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 6/21/2018 1:26:41 AM Pacific Daylight Time (8:26 AM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page