FERRADOSA-SÃO XISTO
Subir do cais da Ferradosa, à beira do Douro, até à meia altura do monte onde se encavalita a aldeia de São Xisto é uma viagem de descoberta que se faz a pé, com fôlego, em dez minutos.
São Xisto, “Aldeia de Portugal”, como indica o marco em madeira que aponta à localidade, é verdadeiro monumento à construção na pedra que lhe dá nome.
A povoação, na freguesia de Vale Figueira, no concelho de São João da Pesqueira, não conta mais de quatro habitantes. É pouco para uma localidade que chegou a albergar mais de 40 almas. São Xisto conta, no entanto, com o empenho de Narciso Lopes, natural da localidade, hoje empresário em Estarreja, para tornar um caso de abandono urbano, num espaço vivo, voltado para o turismo de habitação.
A recuperação da capela de Santo Ovídio e do missal, com cerca de três séculos de existência contou com o apoio da autarquia local que fez as obras por fora, substituindo o telhado de chapa de zinco que a cobria.
Curiosidades: Para a maioria dos habitantes da zona, São Xisto continua ainda a ser a aldeia onde em Janeiro de 2005 um morador matou a mulher e um casal vizinho antes de se suicidar. Agora a aldeia fica para os turistas fotografarem ou se instalarem nas casas recuperadas. Os ciúmes de um homem acabaram por matar o que restava de uma aldeia que chegou a ter 40 habitantes.
A Cache
É uma cache small que contém 1 geocoin, 1 porta-chaves, Logbook, 1 afia e 2 lápis.
Boas “cachadas”…