Skip to Content

Traditional Geocache

Cabeço dos Corvos

A cache by Blue Trekkers Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 5/25/2010
In Guarda, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Cabeço dos Corvos





A Mata do Desterro

A Mata do Desterro é uma área florestal situada na margem direita do rio Alva, na Senhora do Desterro, freguesias de São Romão e Seia. Propriedade da EDP - Energias de Portugal, S.A., tem uma superfície de 136 hectares e insere-se no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).
Na Mata, sob gestão do Município de Seia desde Maio de 2007, desenvolve-se um projecto de uso múltiplo da floresta que tem por objectivos a conservação da natureza e a educação ambiental. No âmbito da conservação pretende-se restaurar a vegetação natural, potencialmente constituída por bosques de carvalhos, e promover a biodiversidade. O projecto visa também auxiliar os visitantes na compreensão da paisagem, nas suas várias componentes. Neste sentido, a existência de um conjunto de percursos pedestres de pequena rota, articulado com a rede de itinerários do PNSE, permite conhecer os vários habitats da Mata do Desterro, assim como, os aspectos relacionados com a geologia, a flora e vegetação, a fauna e os usos e costumes do local. Para saber mais sobre a Mata do Desterro e sobre estes percursos consultar a página http://www.cm-seia.pt/percursos/.


Percurso 3 – Cabeço dos Corvos

Tipo de percurso – circular
Duração – 3h
Grau de dificuldade – baixo
Época recomendada – Primavera e Outono

O percurso percorre a cumeada, zona de relevo suave, a uma altitude superior a 900 metros, destacando-se o vértice geodésico do Cabeço dos Corvos, ponto mais elevado da Mata do Desterro (1061 metros).
A área exibe afloramentos rochosos com formas características dos granitos de que são exemplo, as pias, os tafoní, os blocos partidos e as pedras bolideiras, caracterizando-se estas por se apresentarem em equilíbrio aparentemente instável.
No vale do Alva, na vertente sul, encontram-se os canais de adução, as condutas forçadas, a câmara de carga e a Central Hidroeléctrica do Desterro, estruturas que integram o Aproveitamento Hidroeléctrico da Serra da Estrela.




A cache

Para chegar ao Cabeço dos Corvos e fazer a cache pode-se seguir o PR3 da Mata do Desterro ou seguir um dos estradões disponíveis.
Deste VG obtém-se uma perspectiva ampla sobre o vale do Médio Mondego e observam-se os sistemas montanhosos do Açor e da Lousã, a sul; da Boa Viagem, do Caramulo, da Arada e Freita e de Montemuro, a oeste; do Marão e Alvão, a norte; e, na Estrela, os fragões das Penhas Douradas, a lagoa Comprida e os cabeços da Coitada e de São Bento, a leste.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

110 Logged Visits

Found it 104     Write note 4     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 33 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 8/19/2017 6:08:52 AM Pacific Daylight Time (1:08 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page