

O Calvário das Três Cruzes
Este é talvez o lugar mais místico da serra da Arrábida quase inacessível, mas de uma rara beleza que nos deixa deslumbrados com toda aquela paisagem em seu redor.
Situado no alto do Monte Abraão, o Calvário das Três Cruzes foi erigido por frades capuchos arrábidos, seguindo ordens do fundador São Pedro de Alcântara. Este grupo eclesiástico, pertencente à Ordem do Seráfico Patriarca S. Francisco, é igualmente responsável pelo conjunto arquitectónico composto pelo Conventinho Novo, construído na primeira metade do século XVI, e pelas capelas e guaritas do Conventinho Velho, que se espalham por uma das encostas da vertente Sul da Arrábida, recuperando a via sacra cristã numa singular comunhão entre a religiosidade e a natureza.
Do original conjunto de cruzes de madeira já nada resta, uma vez que as que chagaram ao século XX foram substituídas por cruzes de pedra em 1954, ano em que o Duque de Palmela mandou instalar no local as três cruzes de pedra calcária que ainda hoje marcam aquela paisagem, à excepção de uma delas que entretanto se desmoronou, pois ainda lá se encontram os restos da antiga cruz a servir de base a actual.
Em 2001, numa acção conjunta inédita entre o Parque Natural da Arrábida, o Estado Maior da Armada e o proprietário do terreno (o Conde da Póvoa, filho dos Duques de Palmela), uma equipa de especialistas com recurso a um helicóptero, devolveu ao Alto do Monte Abraão a terceira cruz da via sacra, recuperando um magnífico conjunto iconográfico que adquiriu entretanto, um legítimo direito de permanência na paisagem da Arrábida.
Excertos retirados da Net.
Advertência:
Conforme refiro no início do texto o acesso é muito difícil quase não existe, apenas um trilho pouco definido que se confunde facilmente na vegetação, seguindo os waypoints há umas marcas ao longo do trajecto que nos ajudam a encontrar o melhor caminho para a cache.
Esta é uma cache só para duros, por isso recomenda-se de que não devem ir sozinhos e muito cuidado se levarem crianças. Lembrem-se que estamos numa zona muito sensível da serra e de difícil acesso, devem levar roupas e calçado adequado, água suficiente e alguns mantimentos para passarem um bom bocado na serra. Por favor evitem fumar.
Ao chegarem abram os braços, respirem fundo e abracem toda aquela serra a seus pés a qual um dia Sebastião da Gama lhe chamou de: “Serra Mãe”.
Divirtam-se: "Cuidado se estiver nevoeiro, levem bússola".
A cache:
Conteúdo inicial:
- Lembranças para os primeiros
- Itens para trocas
- Lápis
- Afia
- Livro de visitas
- Stashnote
- Mais itens para troca etc. e tal.
Boas cachadas.