Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

Traditional Geocache

Igreja de Campanhã

A cache by libermar Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 6/1/2010
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


   Igreja de Campanhã

 A Freguesia de Campanhã conserva um conjunto de elementos monumentais e artísticos que se recomenda pelo valor e interesse dos exemplares que chegaram ate nós. As quintas e casas apalaçadas do séc. XVIII, a igreja, capelas, alminhas e cruzeiros, e mesmo numerosos testemunhos da industrialização, são apenas alguns dos motivos de interesse que imprimem, do ponto de vista patrimonial, uma marca singular à freguesia.

Sem ser especialmente numeroso, este acervo compreende um dos imóveis que justificam plenamente uma breve descrição da sua história e principais valores artísticos.

Igreja de Campanhã

A Igreja Paroquial de Campanhã, ou Igreja de Santa Maria de Campanhã situa-se na freguesia de Campanhã, cidade do Porto.

História

Foi Edificada no séc. XVIII, em 1714, aparecendo ligada à construção do Palácio do Freixo, sendo a Igreja Paroquial do Palácio. Possui imagens do séc. XIV, mas principalmente do séc. XVIII. Saqueada e quase destruída em diversas invasões (1809, 1832 e 1834) e abandonada depois, esta igreja possui um valor incalculável, em risco de se perder. Sofreu obras de restauro nos séculos XIX e XX (em 1905 a Igreja sofre importantes obras gerais de reforma e ampliação).

Fachada e Interior:

    A Igreja matriz, de uma só nave, de cantaria granítica, possui uma torre sineira do lado direito, a fachada e o lado direito da torre sineira são forrados com azulejos monocromáticos de cor azul. A fachada é de autoria de José Francisco de Paiva.

    A Igreja possui uma notável escultura em calcário policromado de Nossa Senhora de Campanhã atribuída ao séc. XIV. Além desta imagem destaquem-se igualmente as imagens de Senhora do Rosário, de pedra de Ançã, policromada, com 85cm de altura e que têm características do séc. XIV/XV e a da Nossa Senhora das Dores atribuída ao séc. XVII. Possui outras imagens de grande valor artístico e cultural, a maior parte delas dos séculos XIX e XX. Destaca-se também, pela sua qualidade artística, a talha dourada da tribuna e Altar-mor (séc. XVIII, embora com vários restauros) e um conjunto de painéis pintados representando cenas da vida religiosa.

Com esta cache pretende-se dar a conhecer mais um monumento histórico da Cidade do Porto.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

632 Logged Visits

Found it 579     Didn't find it 28     Write note 7     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 12     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 60 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 1/6/2018 1:44:54 AM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (9:44 AM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page