Skip to content

<

Monte Castro-Picotinho-

A cache by patrolteam Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/06/2010
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Picotinho



O monte Castro, mais conhecido por picotinho situado na freguesia de Belinho, e o ponto mais alto do conselho de Esposende com 237 metros de altura

A freguesia de Belinho provem de uma povoação muito antiga, pertenceu à Casa de Bragança, a qual surgiu aquando do casamento do Infante D. Afonso, filho bastardo de D. João I,com D. Brites Pereira, filha unica de Nuno Alvares Pereira. O nome Belinho procede do genitivo Belini que, segundo alguns autores tera origem no nome próprio Belinus de origem romana. Em 1135, D. Afonso Henriques faz arcebispo de Braga D. Paio Mendes e entrega-lhe a igreja de S. Felix de Belinho. Mais tarde, em 1220, D Afonso II faz inquirição a Belinho, que nessa época, se denominava "Sancto Felice de Belinho". Em 1320, pertencendo ao arcediago de Neiva chama-se "ecclesia Sancti Felicis de Belin" e, em 1140 "San Filz de Belinho". No século XVI, em 1528, jà anexada ao cabido de Braga, aparece com a designação de S. Finz de Veninho passando a ter, em 1749, a designação actual de S. Pedro Fins de Belinho, Aquando da outorga da Carta Régia, que elevou Esposende à categoria de vila, em 1562, Belinho não pertencia ao termo de Esposende indo este somente até S. Bartolomeu do Mar. A par da igreja paroquial nas capelas mais importantes, incluiu-se a da Senhora da Guia no cimo do monte da Guia, do qual se pode observar um lindíssimo panorama sobre o mar. Uma outra capela, actualmente em ruínas, e de estilo barroco, situa-se no lugar da Boavista e é devoção de S. João.

 

 

A cache:

A cache encontra-se junto ao topo do monte sendo necessário ter cuidado com as escarpas. Pode-se aceder de veiculo todo terreno sendo o percurso de dificuldade MEDIA/ALTA, pelo que recomendo o máximo de cuidado.
O conteinner e de alumínio embrulhado num saco de plástico preto. Para garantir a sua longevidade e necessário garantir que o deixa correctamente fechado e no lugar onde o encontrou

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.