Skip to Content

This cache has been archived.

kika24: Vai dar lugar a outras... :-)

More
<

# 8 - Talefe das Esteveiras [Torres Vedras]

A cache by kika24 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/19/2010
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

“Estiveiras onde se encontra o marco geodésico conhecido na região por Talefe. Daqui se enxerga magnífica vista para todos os quadrantes, distinguindo-se perfeitamente a Oeste o alto do Vimeiro com o seu casario e o Monumento. Foi por estas bandas que tombou mortalmente ferido o coronel inglês Taylor que comandava uma carga de cavalaria … Junot retirou-se apressadamente para seu posto de comando no alto das Estiveiras.”


Excerto da descrição do "PR3 - Pelos Caminhos da Batalha do Vimeiro", o passeio pedestre passa por este local, devido a sua importância durante a Batalha do Vimeiro. O PR3, é um percurso circula, com cerca de 18 Km, com inicio e final no Monumento da Batalha do Vimeiro.


  • Marco Geodésicos

Os Marcos geodésicos, também conhecidos por “talefes”são sempre colocados em locais elevados e isolados com linha de visão para outros vértices.

Dividem-se em três ordens de grandeza:
1ª Ordem - Pirâmides quadrangulares distando entre 30 a 60 Km
2ª Ordem - Cilindro + Cone com listas, distando entre 20 a 30 Km
3ª Ordem - Cilindro + Cone (de tamanho menor que o anterior) com listas, distando entre 5 a 10 Km

A Geodesia é, ao mesmo tempo, um ramo das geociências e uma engenharia, que trata do levantamento e da representação da Terra. E, uma vez que o globo terrestre é esférico, havia que, (isto, numa explicação muito básica) procurar “transformar” esta superfície curva, numa face plana, com o fim de, obtermos uma Carta Geográfica. Imaginou-se que, a forma de fazê-lo no terreno, seria criar uma rede de vários triângulos ligados entre si, colocando em cada vértice um marco com determinada designação e informação. Depois, com aparelhos adequados que permitiram fazer medições e cálculos, a partir destes vértices, já foi possível obter a avaliação, que se pretendia, da superfície da Terra.

Em Portugal, a triangulação da rede geodésica é constituída, no seu total, por 8.029 marcos.

Mas o progresso também se fez sentir na Geodesia e Cartografia e, no início da década de 60, foi já introduzida a medição electrónica de distâncias, MED.
Actualmente há centenas de satélites geodésicos em órbita, complementados por muitos outros de detecção remota e, também, pelos sistemas de navegação GPS e Glonass. Claro que hoje, todas estas redes geodésicas são já muito mais flexíveis e económicas que as redes terrestres.

Os pontos fixos, em marcos geodésicos, continuam a existir talvez mais por razões administrativas e legais, à escala local e regional.

Texto retirado “http://simecqcultura.blogspot.com”

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

177 Logged Visits

Found it 170     Write note 4     Archive 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 24 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.