Esta é uma cache que o levará a conhecer a simpática aldeia de Vasco Esteves de Cima. Trata-se de uma multi muito simples de fazer e que o levará a percorrer as ruas desta pequena aldeia em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Contando actualmente com apenas cerca de 70 habitantes, a origem da aldeia remonta há centenas de anos atrás. Reza a lenda que havia um senhor abastado, de nome Vasco Esteves, que tinha terras em dois povos distintos: um mais acima e outro mais abaixo. Nasceram assim as aldeias de Vasco Esteves de Cima e a sua vizinha Vasco Esteves de Baixo.
A cache vai levar-vos a percorrer a aldeia, começando numa das suas capelas, seguindo para outra capela e acabando num dos seus locais míticos e emblemáticos . São-lhe fornecidas as coordenadas dos pontos 1 e 2 e a partir daí terão os dados necessários para calcular as coordenadas finais, através de algums contas muito simples.
Eis as etapas da cache:
1º ponto - Capela da Nossa Senhora do Bom Parto - N 40º 16.484' W 007º 42.584'
Qual o ano que está inscrito no topo da porta da capela? Este ano será ABCD (ex: se o ano for 2010, teremos A=2, B=0, C=1 e D=0)
2º ponto - Capela da Nossa Senhora da Conceição - N 40º 16.435' W 007º42.461'
Quantas entradas de luz (vitrais + janelas) tem a capela? Este valor será E (ex: se tiver duas, então E=2)
3º ponto - A cache - N 40º 16.CBD' W 007º 42.(A+2)(D+E)(D+2)
As contas acima vão-vos levar à cache. Utilizem as escadas ao pé da capela e subam por aí. O GPSr faz o resto. Não se esqueçam da máquina fotográfica! De um ponto para os outros, não hesitem em falar com a simpática população.
Por fim, resta dizer que esta cache é dedicada aos dois maiores vultos do geocaching vascoestevense, Silgab e RicardU, nossos companheiros de muitas aventuras geocachianas! Boas caçadas para todos!
|