Skip to Content

This cache is temporarily unavailable.

ben-samurai: Para manutenção. Ainda lá se encontra no estado atual. Será alvo de manutenção em breve.

More
<

Cadeiras da Moura

A cache by ben-samurai Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/28/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



div style="text-align: justify;">
Cadeiras da Moura

Este lugar foi baptizado com o nome das Cadeiras da Moura tendo em conta o pequeno ribeiro que passa entre elas, e dado, e segundo reza a história dos mais antigos, porque tem bastante vegetação da qual se realça(va) o pinheiro bravo no qual se avistava um monte, onde, segundo as lendas, há muitos anos viveram os mouros. No entanto, dado que não existe muito informação, pouco se sabe da sua existência na nossa região.

As cadeiras têm na sua base uma pedra em forma de cadeira onde, dizem, se sentava a Moura. Servia para vigiar e proteger os animais dos intrusos, por isso ficou conhecida por Cadeiras da Moura.

Aproveito para agradecer ao geocacher andremfreitas pela informação mais concreta relativamente a este local, que passo a transcrever a informação que aqui nos deixou. "Segundo Carlos Batata num afloramento xistoso, junto de um ribeiro que vai desaguara na ribeira da Lousã, encontram-se dois tipos de vestígios: no fundo, mais próximo do ribeiro, buracos feitos no xisto e várias escavações na rocha, interpretadas pelo povo como "cadeiras", dão a ideia de ali ter existido um moinho construído em madeira, pois não existem vestígios de muros de pedras. A água para o alimentar viria do ribeiro, onde a montante existem muros que poderiam ter funcionado como açude. Um pouco mais acima existe uma outra estrutura escavada na rocha constituída por m largo tanque e uma bacia, existindo em redor vários buracos de poste escavados na rocha e também uma das tais cadeiras. Esta estrutura, também em madeira poderá ter funcionado como lagar. Ambas as estruturas podem estar ligadas com os vestígios de povoado descoberto mais acima. A sua inserção em época medieval parece lógica se atendermos que a zona foi povoada nessa altura. Outros autores referem que as "cadeiras dos mouros" onde a existência de roços e pias completam o ambiente cultual, estarão associadas a um Santuário Proto-histórico situado no Alto de Pedra, e serão dedicadas a divindades indígenas, inter-regionais ou extra-peninsulares."

Também há os mais velhos, que associam esta lenda a situações de feitiçaria e bruxaria, no entanto, como não há informação disponível para comprovar, ficamos aguardar que  surja alguém que conheça esta história das Cadeiras da Moura!


                 


Cache

É uma cache de tamanho small com os conteúdos habituais, logbook, stashnote, lápis, caneta, e alguns itens para a troca.

Desfrutem da paisagem e da tranquilidade do lugar, e acima de tudo, espero que gostem. Deixem tudo conforme encontraram, ou melhor ainda! 

Obrigado pela visita!

                         

>

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

228 Logged Visits

Found it 199     Didn't find it 7     Write note 14     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Update Coordinates 2     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 36 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.