Montenegro #1 - Rotunda do Montenegro
Esta cache completa-se com a cache Montenegro #2 - Freguesia do Montengro

A freguesia de Montenegro é a mais recente na história do concelho de Faro. Criada em 20-6-1997, a verdade é que desde há muito justificava essa classificação administrativa, não só pelos seus quase 10 mil habitantes, como ainda pelo próspero desenvolvimento operado desde a década de sessenta com a construção do Aeroporto Internacional de Faro e, sobretudo, desde a década de noventa com a fixação no sítio das Gambelas da Universidade do Algarve.
Heráldica
Armas - Escudo de ouro, uma árvore de verde, arrancada do mesmo, entre duas cegonhas de vermelho, sancadas de negro, a da dextra volvida; pé ondado de verde e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro em maiúsculas : MONTENEGRO - FARO “.
Símbologia:
O Pinheiro - Simboliza a imortalidade, por causa da persistência da folha e da incorruptibilidade da resina. Por vezes também é utilizado para exprimir a longevidade. Além disso o pinheiro está aqui identificado com as origens toponímica da freguesia. Com efeito, reza a tradição que a designação de Montenegro está relacionada com a densa mancha florestal que cobria quase toda a freguesia, a qual observada à distância desde a cidade de Faro parecia assemelhar-se com um monte negro.
As cegonhas de vermelho - É um símbolo sagrado do cristianismo, pelo facto de fazer parte da sua dieta o extermínio de répteis, que identificam o mal, nomeadamente as serpentes. Mas também simboliza a ressurreição porque retorna todos os anos das suas viagens migratórias. Por outro lado, a cegonha exprime a longevidade, a felicidade e a piedade filial. Pelo facto de em repouso se sustentar num pé só simboliza a meditação ou a contemplação filosófica. Neste caso, a sua representação em cor vermelha significa a fecundidade e o amor filial.
As faixas ondeadas de verde e prata - As ondas verdes representam a Ria Formosa e as prateadas o Oceano, simbolizando a força, a agitação e a vivacidade.
O escudo de ouro - Simboliza a riqueza, a fidelidade e a força, mas também se associa ao Sol, que, no caso presente, é o astro mais identificativo do Algarve.
Bandeira - De vermelho, cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.

A cache
Tendo em conta o local onde colocámos a cache, optámos por uma micro tradicional. Pensamos que o acesso é facil, tenham apenas cuidado com o trânsito. E com a recolocação da cache, para que não sejam vistos pelos muggles.
Boas cachadas.