Skip to content

This cache is temporarily unavailable.

Bitaro: Olá arqueolobo,

Pelo teor dos últimos registos, parece necessária a intervenção do owner para verificar o estado da geocache.
Até lá, ficará temporariamente inactiva.

Por favor leia atentamente as Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Esta designação serve para geocaches que estão com alguma questão pendente ou um problema temporário por resolver.
Como owner, tem ao dispor, pelo menos, quatro soluções possíveis:

  1. Efectuar a manutenção necessária e reactivar a geocache, dentro do prazo estabelecido pelas Linhas de Orientação
  2. Colocar uma nota na geocache com o plano de manutenção, caso esta não possa ocorrer num curto espaço de tempo. Nessa nota deve constar:
    • o prazo em que pretende efectuar a manutenção,
    • o argumento pelo qual o prazo indicado abaixo terá de ser ultrapassado para que fique novamente activa;
  3. Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local;
  4. Arquivar a geocache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção é necessário remover a geocache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (*geolitter*).

Assim, caso não seja feita manutenção ou indicado um motivo válido pelo qual a geocache deva estar desactivada além do tempo previsto pelas Linhas de Orientação, a mesma será arquivada num prazo de 60 dias (este prazo não é rigoroso enquanto a pandemia COVID-19 se mantiver - a manutenção deverá ser feita sempre em segurança, pois a sua saúde está primeiro que a saúde da cache!).

Relembro que não é possível desarquivar uma geocache que seja arquivada por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
<

Um passeio por Mação [Mação]

A cache by ArqueoLobo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/09/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Um passeio por Mação






O concelho de Mação é conhecido como a terra dos três A's - boas águas, bons ares e bom azeite.
As boas águas são provenientes das várias ribeiras que nascem no concelho e que apresentam diversos locais de lazer, adicionalmente existem as águas termais das quais se podem destacar as termas da Fadagosa (já desactivadas) e as termas da Ladeira.
Os bons ares são provenientes da densa florestação de pinheiro bravo, hoje em dia cada vez menos densa devido aos incêndios que periódicamente provocam a devastação da área florestal.
O bom azeite provém do processo secular de produção de azeite com base nas oliveiras tradicionais da região, de acordo com registos históricos o azeite produzido nesta zona já era famoso no séc. XVII.

Nesta cache é proposto um pequeno passeio com cerca de 700 metros pelas ruas principais da vila, passando por alguns dos elementos históricos que a embelezam.
Sugere-se a realização do passeio a pé de forma a apreciar os locais e também devido ao facto de algumas ruas serem de sentido único.

Comecem por estacionar o veículo em P1, nesse momento encontram-se numa praça com um pequeno jardim ao meio, nesta mesma praça existe o quartel dos bombeiros.

Seguindo para P2 chegam ao Largo dos Combatentes, este espaço foi dedicado aos combatentes do concelho que faleceram durante a I Guerra Mundial, posteriormente foram colocadas placas de memória referentes a soldados que faleceram noutras guerras.
Neste largo é ainda possível observar o antigo Cine-Teatro, hoje em dia transformado em café, e a antiga Escola Primária onde funcionam agora uma importante universidade e centro de investigação dedicados ao estudo de elementos pré-históricos.
Se levarem crianças convosco têem a oportunidade para as deixarem brincar um pouco no parque infantil.

Seguindo para P3 passam pela Câmara Municipal (na entrada da mesma funciona o posto de turismo) e seguem até à Capela do Espírito Santo.
A capela costuma estar aberta para visitas e trata-se de um templo que foi erigido no início do século XVIII, no local de um templo anterior que chegou a funcionar como igreja matriz da povoação.

O percurso continua para P4 passando por algumas obras de arte urbanas até atingir a Praça Gago Coutinho.
Nesta praça existe uma torre sineira e as memórias populares apontam este como sendo o local onde se encontrava o pelourinho da povoação. Apesar de o pelourinho já ter desaparecido há muitos anos, foi possível localizar uma parte do mesmo. Se olharem para uma loja de fotografia existente na praça conseguem ver que a coluna que faz a esquina da varanda do primeiro andar é uma coluna redonda que apresenta na sua base os símbolos do brasão do concelho (um cacho de uvas, duas abelhas e uma ovelha).

Continuando pela estrada principal até P5 passam por algumas casas nobres da vila entre as quais se destaca a casa brasonada Pina Falcão que serviu de quartel general para as tropas de Lippe durante as invasões francesas.
Um pouco à frente encontram a Igreja da Misericórdia (que costuma estar aberta para visitas) erigida em 1550, no interior possui um belíssimo altar em talha dourada. Mas o pormenor mais interessante é o nicho envidraçado do exterior onde se pode ver a imagem de Santa Maria de Mação que segura o menino Jesus com o braço direito, ao contrário do que é usual.

Ao chegar a P6 encontram a Igreja Matriz de Mação cuja construção remonta ao século XVI.

Neste ponto devem recolher a última pista para fazer as contas para o ponto final.

Seguindo até P7 chegam ao Largo do Matadouro onde o antigo edifício cuja contrução remonta a 1908 serve hoje de abrigo ao Conservatório de Música de Mação, ao lado do edifício situa-se o Jardim de Mação muito apreciado pelas suas sombras e pela vista para o vale de Mação.


Cache


Como já vem sendo hábito o container é uma simples caixa de plástico reciclada. Tenham cuidado na recolocação para que fique bem fechada e para não danificar o mesmo.

Esta cache deve ser realizada com calma e pode ser desfrutada por toda a família, a zona é também propícia a boas caminhadas aproveitando o ar puro e paisagens circundantes.



O Projecto


Esta cache insere-se num projecto pessoal com o objectivo de dar a conhecer o património histórico e natural do concelho de Mação.
Ao longo do tempo e conforme a disponibilidade serão acrescentadas novas caches, à medida da minha disponibilidade.

Actualmente existem as seguintes caches:
No caso de alguém possuir caches para adopção no concelho referido as mesmas serão bem vindas.

[English]


This cache will allow you to take a short walk (about 700 m) in the beautifull village of Mação.
You don't need the page description to find the cache, but if you want to know more please send me a message.

Additional Hints (Decrypt)

CG - an znvf cregb qb pnagb, n qbvf zrgebf qr nyghen,
RA - ba gur pybfrfg bar gb gur jnyy, gjb zrgref uvtu

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.