Skip to content

<

Guedelha

A cache by Possêiden Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/27/2010
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



A cache não se encontra nas coordenadas indicadas!


A rota para esta cache começa na aldeia do Bolo, e tem como objectivo mostrar uma das inúmeras maravilhas naturais perdidas na serra da Lousã: A Guedelha.

Para a encontrares, terás de fazer o percurso de aproximadamente 700 m que foi seguido durante gerações pelos habitantes do Bolo, transportando muitas vezes cargas bem pesadas à cabeça ou em carros de mão até àquele que foi outrora o pólo agrícula local! A Guedelha tem optimas condições para a agricultura devido à proximidade da ribeira e suaves inclinações do terreno (que nestas paragens é difícil de encontrar noutro local) e que servia assim como a fonte de alimento para muitos dos habitantes das aldeias circundantes como o Bolo, a Palheira, as Botelhas e Pêra. Apesar disso, hoje em dia são já raros os aldeões que lá semeiam as suas hortaliças e demais árvores de fruto, sendo no entanto, ainda bem vizível na zona, os indícios da prática agrícula.

O ponto inicial desta viagem econtra-se nas seguintes coordenadas:



Norte:


Oeste:





Neste ponto deverão seguir pelo caminho de terra, passem por baixo da árvore, continuem sempre em frente (não apanhar nenhum desvio), passem pelo muro de pedra na ligeira subida (também conhecida de forma tenebrosa como "a Ladeira", devido à dificuldade que colocava ao avanço de carros de mão carregados de estrume a caminho da horta), de seguida pelo palheiro em ruinas e no fim... deverão estar nas seguintes coordenadas:



Norte:


Oeste:





Neste ponto, mesmo aos vossos pés deverão vislumbrar a levada que distribui a água provinda da ribeira de Pêra por todos os terrenos de cultivo. Sigam então pela levada até ao local onde esta se inicia, que deverá coincidir com o reservatório artificial construído no leito da ribeira pelos aldeões.


A cache encontra-se muito perto deste local, nas seguintes coordenadas:



Norte:


Oeste:




Devido à elevada densidade da alta vegetação do local o sinal de GPS é pouco preciso e pouco exacto. Fica aqui a seguinte dica:

- a cerca de 10 m de chegar ao reservatório, apanhem a vereda que sai perpendicularmente à levada.



O container encontra-se junto aos pés do adamastor que descansa prostrado e olha pela janela que dá para a maravilha natural perdida nos confins da serra da Lousã.



Por fim podem visitar os moinhos de água que se encontram muito perto do local da cache... quando voltarem para trás mesmo antes de chegarem à primeira ponte que passa por cima da levada, sigam à esquerda, por uma vereda que aí se encontra e lá chegarão! (da levada até lá são aproximadamente 50 m)


Geocheker Ponto Inicial: Geochecker.com.

Geocheker 2º Ponto: Geochecker.com.

Geocheker Ponto Final: Geochecker.com.

Additional Hints (No hints available.)