Skip to Content

<

S.C.O. - José Arcanjo

A cache by papmachado Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/03/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

O Estádio José Arcanjo, dotado de duas bancadas centrais, prolongadas pelos topos em poucos degraus, com relva natural e, inicialmente, com uma pista de atletismo em terra batida e um polidesportivo, foi inaugurado em 1984.


Foi inaugurado em 1984, com um jogo particular entre o SC Olhanense o Portimonense SC, um dos maiores rivais algarvios que venceu por 0-4. Aquela infra-estrura desportiva é propriedade do SC Olhanense e terá uma lotação suficiente para albergar cerca de 10 mil pessoas. Com a presença do SC Olhanense na 1ª Divisão Nacional em meados da década de 70 começou, seriamente, a pensar-se na construção de um novo estádio para o clube. As exigências competitivas do clube e as precárias condições do Estádio Padinha assim impunham.



A família Arcanjo, abastada família algarvia da cidade de Olhão, cedeu os terrenos ao clube para a construção do Estádio José Arcanjo. O início dos trabalhos de construção terão ocorrido ainda na década de 70, contudo, apenas na década de 80 é que o Estádio José Arcanjo ficou pronto, foi oficialmente inaugurado e tornou-se a casa do SC Olhanense. Em 2002-2003, participa na Zona Sul da 2a Divisão, tendo-se classificado em 10o lugar. Na época seguinte, 2003-2004, o clube ascende a 2a Liga. Em 2004-2005, classifica-se em 9o lugar e no ano seguinte, chega a entrar na luta pela promoção a 1a Liga, classificando-se em 5o lugar, e permanecendo na 2a Liga até hoje. Na época 2008-2009, comandado por Jorge Costa, o Olhanense sagrou-se campeão da II Liga, lugar que garantiu a promoção da equipa ao maior escalao do futebol portugues. 34 anos depois da última presença na então denominada 1a Divisao, o Sporting Clube Olhanense re-estreia-se entre os grandes do futebol português.

SPORTING CLUBE OLHANENSE



Corria o ano de 1912 quando um grupo de jovens amantes do futebol, orientados por Armando Amâncio, deu origem ao Sporting Clube Olhanense, desenvolvendo em Olhão a prática de uma modalidade, até à data, pouco conhecida. O divertimento e o desportivismo levaram o clube à liderança e tornaram-no, em 1924, Campeão de Portugal. O Sporting Clube Olhanense conquistou o título máximo do campeonato nacional e, a 22 de Outubro do mesmo ano, recebeu o Louvor pelo Governo da Nação. O desporto ganhou uma nova visibilidade. O país começou a virar as atenções para a prática desportiva. A competição tornou-se cada vez mais renhida e as exigências das formações e regularizações das provas oficiais maiores. Nesse sentido, foi criada, em 1934, a organização dos campeonatos nacionais da I e II Ligas. Na época 1935/36, o Olhanense acabou por se sagrar campeão da II Liga, numa altura em que o Mestre Cassiano orientava a equipa dos jovens rubro-negros. O clube não subiu, no entanto, de Divisão, dado que, à data, os regulamentos não o previam. Apenas na época 1940/41, quando voltou a adquirir o título de campeão da II Liga, ascendeu ao escalão máximo do futebol português.
Na época 1942/43 conquistou um honroso quinto lugar e em 1945/46 a quarta posição. Durante uma década, o Sporting Clube Olhanense foi o motivador de uma cidade inteira, trazendo para Olhão uma infindável número de êxitos desportivos, entre os quais se destaca a a permanência no final da Taça de Portugal, em Junho de 1945, onde defrontou o Sporting. Em 1959, o Sporting Clube Olhanense realizou o sonho de ter uma sede própria, edifício que foi considerado como um dos melhores equipamentos sociais do Algarve. Passada a euforia das vitórias, o clube adormeceu durante alguns anos. Em 1964, regressou à I Divisão e recebeu a Taça Centenário do Diário de Notícias, voltando a despertar as gentes de Olhão e do Algarve para o fenómeno futebolístico. O futebol-espectáculo acabou, na época, a sobrepor-se ao futebol-desporto e os factores empresariais e financeiros ganharam uma importância até então inexistentes. O Olhanense atravessou anos difíceis, com duas descidas de Divisão. Em 1969/70, sagrou-se campeão da 3ª Divisão e na época seguinte recebeu duas taças Disciplina do “Mundo Desportivo” e de “O Casapiano”. Na época de 1972/73, voltou a ser campeão da antiga 2ª Divisão Zona Sul e, em 1980, recebeu o título de Instituição de Utilidade Pública. Para além dos troféus conquistados em futebol, o Sporting Clube Olhanense sagrou-se campeão nacional da 2ª Divisão em basquetebol feminino, na época 1978/79. Depois de criada a 2ª Divisão B Zona Sul, o Olhanense foi campeão duas vezes, num espaço de 13 anos, sendo que a primeira foi em 1990/91 e a segunda conquistada honrosamente com muita dedicação por parte de jogadores, directores e adeptos, na época de 2003/04. Não obstante, o clube recebeu ainda condecorações de alto nível, como Medalha de Mérito Desportivo, Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique, Medalha de Bons Serviços Desportivos e Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Olhão (Grau Ouro). Na época 2008/09, o Sporting Clube Olhanense voltou a fazer vibrar, não só as gentes de Olhão, como toda a comunidade algarvia, ao realizar um campeonato exímio e sagrar-se campeão da Liga Vitalis, regressando, ao fim de 34 anos, às disputas com os grandes do futebol português, na I Liga.

A CACHE:

-> 1ª ETAPA
No ponto inicial contar:
- nº de portões cinzentos do lado direito dos 2 portões vermelhos -- AB
- nº de portões cinzentos do lado esquerdo dos 2 portões vermelhos -- CD

-> 2ª ETAPA
N 37º BC.7D (D+A) W 007º 5B. (D*5-C) (D*3+A) (C*B)
Neste 2º ponto ver a data de inauguração da iluminação artificial, no formato: EF- Setembro - GHIJ

-> 3ª ETAPA
Vá para: N 37º EC. (J-G) (G*H) (F+G+A) W 007º (J-F) (F*I). (F+G+D+C) (J-D) (J-F+D+G-A)

O container inicialmente contêm: Logbook, caneta, alguns materiais para troca.

Não aconselhável fazer esta cache em dias de jogo, e se for feita durante a tarde poderão visitar o interior do mesmo.

Additional Hints (Decrypt)

Chkn cryb svb.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

308 Logged Visits

Found it 274     Didn't find it 15     Write note 9     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Owner Maintenance 4     

View Logbook | View the Image Gallery of 23 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.