Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

A Flor-de-Liz e a Igreja Matriz

A cache by dcsa [adotada de Mr.Reis] Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/03/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A flor-de-lis e a Igreja Matriz


 



    O actual edifício da igreja paroquial de São Martinho de Bougado foi construído no mesmo local da igreja pequena e muito antiga. A data da construção encontra-se gravada no frontispício, 1780, conjunta­mente com a de 1916 que assinala a sua restauração e aumento. Desconhece-se exatamente quem foi o autor da iniciativa. Há quem aponte para o Abade Inácio Pimentel. Porém, ela foi inaugurada em 1780, sendo pároco da freguesia, há três anos, o Abade Manuel Joaquim de Oliveira. Era, como ainda hoje, um templo de uma só nave. Na capela-mor encontravam-se o respectivo altar e a tribuna com o sacrário. Lateralmente, dava acesso à sacristia, do lado esquerdo, e à casa da fábrica, do lado direito. No corpo da igreja, separado da capela-mor pelo arco cruzeiro, havia três altares laterais, púlpito, pia baptismal e coro. Os altares e as sanefas quer das janelas e portadas como do arco cruzeiro eram de estilo abarrocado, ao tempo em uso.
Na frente erguia-se lateralmente a torre com quatro janelas sineiras ocupadas por três sinos.
   
Em 1905 já havia mais dois altares, em estilo artístico diferente. Na mesma data também funcionava um órgão, provavelmente o agora restaurado no coro e um relógio.
   
Na torre, ainda hoje se pode ver, na face poente, um mostrador de relógio, de granito. Nessa mesma data as imagens existentes em cada uma das peanhas laterais do altar-mor eram, do lado do Evangelho, a de São Martinho, orago da igreja paroquial, e do lado da Epístola, a de S. Tomás de Aquino.
Havia cinco altares, dois deles colocados posteriormente aos três existentes aquando da inauguração do templo: um dedicado ao Coração de Jesus e outro a S.
José, ainda existentes.
   
Nos meados de 1886, o edifício da igreja encontrava-se em estado de ruína, tal como a residência paroquial cujo passal lhe ficava ao lado.
Para a reparação houve necessidade de a Junta de Freguesia lançar uma derrama de 65% sobre as contribuições gerais. Nenhum dos fregueses a tal se opôs, pelo que a receita foi obtida e as obras foram feitas.
   
No começo de 1916, a frontaria do templo começou a ameaçar ruína. Houve necessidade de apeá-la e reconstruí-la de novo.
O pároco António Gonçalves de Azevedo dirigiu um apelo aos seus paroquianos e foi ouvido.
Assim, além da reparação da frontaria foi aumentada a capacidade do templo, acrescendo-se-lhe o seu com­primento e mantendo a torre sineira no sítio onde primitivamente foi eri­gida.
   
Hoje a igreja paroquial tem as mesmas dimensões e a mesma forma que lhe foram dadas em 1916.
   
Em 1935 foi inaugurado o 6.° altar erigido em honra de Nossa Senhora de Fátima, adquirido pelo padre Alberto Pinheiro Machado.
   
Presentemente os seis altares existentes na igreja de São Martinho de Bougado, na sua nave, são os seguintes: de Cristo Crucificado, do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora de Fátima, do lado direito; de Nossa Senhora do Rosário, de Nossa Senhora da Conceição e de S. José, do lado esquerdo. Num nicho, deste mesmo lado, há um nicho com a imagem esculpida da Virgem com o Filho morto.

  A Cache:
 
Levem algo para escrever.

Additional Hints (Decrypt)

Anf Crqenf, rfgn ivfviry

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

414 Logged Visits

Found it 381     Didn't find it 9     Write note 3     Archive 1     Temporarily Disable Listing 4     Enable Listing 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 7     Owner Maintenance 3     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 31 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.