Skip to content

This cache has been archived.

ajsa: Gostamos muito deste percurso e não nos cansamos de o fazer vezes sem conta mas, no nosso ponto de vista, o número de visitas não justifica a sua manutenção.

A todos um forte abraço amigo, até sempre! [:)]

More
<

TT Grande Rio do Sul

A cache by ajsa & Golfinha Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/01/2010
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Ficha técnica


Local: Margens do Rio Guadiana entre Brinches e Quintos
Distancia: 55 km
Configuração: 8 Etapas obrigatórias + 3 facultativas – Radical, Bónus e Certificação
Tempo médio: 3:30 h (exclusivamente para os percursos)
Veículos: 4X4; BTT; 2X4 (no verão ou após uma semana sem chuva)
Abastecimento: 37° 57.177’N - 07° 36.167'W – 10 km do início (combustível; água)
    37° 56.327'N - 07° 36.244'W – 12 km do início (combustível; mantimentos)
    37° 56.572'N - 07° 36.353'W – 11 km início (mantimentos)
    38° 01.167'N - 07° 43.411'W – 10 km do final
    38° 01.237'N - 07° 52.283'W – 25 km do final (24 Horas)
English You can find here a english version of this cache
Castellano Usted puede encontrar aquí una versión en castellano de esta caché
GPS Track Download waypoints here

Caches complementares


Azenhas do Laço
Moinhos Velhos
EarthCache Xénolitos
Moinho da Canáda
Moinhos do Porto do Vale de Beirão
Wild Poison
Guadiana Radical
Ribeira da Cardeira
Azenha do Vau
Especialista em Navegação

Cenário


         Durante a realização deste TT irá atravessar as mais diversas paisagens do Baixo Alentejo interior ao longo das margens do Rio Guadiana - O Grande Rio do Sul. Nos seus 55 kms irá atravessar pequenas serrinhas de montado de azinho onde manadas de vacas e gado bravo coabitam com varas de porcos pretos e rebanhos de ovelhas e cabras. Atravessará ainda jovens olivais de produção intensiva e extensiva em plena competição com os tradicionais olivais de produção biológica mais amiga do ambiente e do consumidor. Já na margem direita do Guadiana, a paisagem muda radicalmente para as extensas e típicas searas do Baixo Alentejo que se opõem à paisagem agressiva do vale do Guadiana onde para além de pinhais de pinheiro manso só mesmo a vegetação espontânea que abriga a mais variada fauna consegue sobreviver em tão agreste paisagem.

Etapas


         Este TT foi dividido em 8 diferentes etapas. Para localizar o contentor final, deverá realizar cada uma destas etapas seguindo as orientações do road book e recolher os dados pedidos ao longo do percurso.

         Estes dados em conjunto com as instruções existentes na folha que deverá ser retirada no contentor existente nas coordenadas publicadas, fornecerão as coordenadas do contentor final.

         Existem ainda três etapas facultativas adicionais. O primeiro, denominamos por etapa radical. Nesta etapa sentirá um misto de beleza natural e adrenalina na condução. As duas últimas etapas poderão ser realizadas após a conclusão desta cache e orientá-lo-ão a uma saída alternativa ao regresso pelo mesmo caminho. Como “prémio” terão a oportunidade de serem igualmente orientados a caches mistério no seu final.

A cache


         Antes de inicar a cache, descarregue e imprima o road book que contem as informações necessárias de orientação até ao ponto final da cache.

         Desloque-se até às coordenadas indicadas no waypoint “Início / Start”, coloque o contador de km a zero e siga as orientações fornecidas no road book.

         O primeiro passo, é uma paragem nas coordenas publicadas desta cache. Aqui deverá procurar o contentor e cada geocacher participante deverá retirar do seu interior uma folha (apenas uma por geocacher) que poderá ser carimbada com o carimbo existente no contentor final. Eventualmente, neste contentor inicial poderão existir algumas surpresas que poderão ser retiradas - Considerem como prémios de participação.

Segurança


         Definitivamente esta cache não é para ser feita a correr, com pressas ou durante a noite ou colocará em risco a integridade do seu carro ou até mesmo pessoas devido à incorrecta avaliação e decisão de obstáculos que possam surgir.

         Durante a sua preparação, colocação e ensaios demoramos cerca de 3:30 horas a concluir todo o percurso, incluídos etapas facultativas, num Renaul Clio 2X4 durante o verão. Se o amor pelo seu carro é extremo e está acima de qualquer coisa, então esta não é a cache indicada para si.

         Pelas características do terreno maioritariamente em terra batida, poderão existir alguns buracos ou regos criados pela erosão das chuvas. Pelo caminho podem surgir com muita facilidade pessoas montadas a cavalo, gado de grande ou médio porte bem como as mais diversas espécies selvagens como lebres, coelhos, predizes, cobras, raposas, saca-rabos, texugos pelo que aconselhamos velocidade moderada e bastante atenção.

         No Inverno, ou após grandes chuvadas, o caudal das ribeiras que serão atravessadas podem ser mortalmente perigosas – nunca as atravesse sem as avaliar antecipadamente. Os caudais normais destas ribeiras são muito fracos com profundidades inferiores ao joelho dum adulto ou até mesmo nulos. Avalie a profundidade e força do caudal com um bastão ou pau forte.

         No final das diferentes etapas encontrarão sempre locais excelentes para servirem de zona de pic-nic ou até perfeitos para banhos.

         Novamente, sublinhamos a falsa aparência de tranquilidade do Guadiana. Por descuidos e incorrectas avaliações, estes rio é, infelizmente, palco de acidentes mortais por afogamento.

Agradecimentos


         Queremos agradecer ao nosso amigo MightyReek da Team Geo-Cricket por nos ter dado a oportunidade de nos divertirmos com a sua cache SuperEspecial Caveira – Abela na qual nos inspiramos, com a sua permissão, para a criação deste projecto.

        Queremos ainda agradecer ao nosso amigo geopate pelo trabalho de idealização, concepção e arte final da imagem deste projecto.

        Agradecemos ainda ao nosso amigo nololc52 pela tradução em castehlano desta cache e respectivo road book.

        Obrigado amigos!

Additional Hints (Decrypt)

CG:Svany - Aãb byur cnen onvkb.
RA:Svany - Qba'g ybbx qbja.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.