Skip to Content

<

RUA DIREITA

A cache by magico.viseu.76 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/16/2010
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A minha segunda Cache. Para comemorar as 250 founds.

RUA DIREITA


No interior das muralhas medievais, esta rua, a meia encosta, era o "caminho mais directo para a cidadela". Estreita e sinuosa, contrariando o seu nome, a Rua Direita tinha grande actividade comercial, sendo conhecida por "Rua das Tendas". Possui vários edifícios interessantes, dos séculos XVI e XVIII, sendo o mais notável desta época o Solar dos Treixedos. A Rua Direita é um bom exemplo de adaptação com intervenção municipal. Transformada em via pedonal há vários anos, ali se experimentaram novos pavimentos, sinalética, iluminação pública, etc., para melhorar o conforto e preservar a vitalidade, que continua forte.

Nas coordenadas, estamos nas 4 Esquinas, início da Rua Direita. Aqui começa o nosso passeio.


A primeira rua à direita é a Rua do Carmo. Numa das suas esquinas podemos ver uma imagem do St. António.


Passados poucos metros, temos á esquerda a Rua D. Duarte que segue até á praça D. Duarte, perto do Adro da Sé. A meio desta rua, do seu lado esquerdo, temos uma casa em pedra que ostenta a mais bela janela geminada manuelina da cidade.

Em frente a esta rua temos um restaurante tradicional, com uma bela entrada em arco . O numero da porta é AB.


No nº 86 temos a casa do Mestre Professor Teotónio Pedro Albuquerque que morreu com CD anos.


Seguindo o nosso passeio, encontramos o Solar Visconde de Treixedo, edifício onde actualmente se encontra um banco.


Nas suas linhas arquitectónicas, o Solar dos Treixedos, casa do século EF, foi a mais aristocrática de Viseu. Foi mandado construir pela família dos Almeidas Cardoso Cerqueira de Sousa, passando mais tarde para a família Queiroz (Viscondessa de Treixedo). É um edifício que se impõe pela sua organização espacial e acima de tudo pela sua linguagem decorativa que exerce particular fascínio. De planta rectangular, o edifício distribui-se por dois andares, bem evidentes na leitura da fachada, onde se rasgam dois registos de aberturas. São janelas magnificamente embelezadas por uma moldura de granito, sendo que as do andar superior se distinguem e evidenciam pelo maior cuidado e requinte posto nesse labor. Em conjunto com os imponentes e altivos portais, de traçada nobre, compõem uma fachada extremamente apelativa e dinâmica no seu jogo de contrastes.

Uns metros mais a baixo á esquerda temos a Rua Senhora da Piedade. Continuando a descida, chegamos ao cruzamento com a Rua da Árvore à direita, e a Rua Augusto Hilário à esquerda.

O nome da rua deve-se ao facto de nesta se situar a casa onde nasceu Augusto Hilário, conhecido fadista, grande impulsionador e expoente máximo do Fado e da canção de Coimbra. Para quem tiver fome, poderá subir um pouco esta rua e petiscar num dos mais reconhecido restaurantes típicos da cidade.

Na esquina da Rua Direita com a Rua da Árvore, encontra-se o edificio que foi em tempos a Sinagoga da Antiga Judiaria. A Judiaria de Viseu era um quarteirão com uma densidade populacional elevada, onde se situava uma das sete "Ourivesarias Judaicas" que foram cedidas aos portugueses fieis a esta doutrina.

No nº 149 da Rua Direita temos o edifício do Orfeão de Viseu.


No piso superior podemos ver GH janelas.

A descer para a direita, temos a Rua da Prebenda. A subir á esquerda, temos a Travessa Escadinhas da Sé.

De seguida, encontra-se o Centro de Recrutamento de Viseu.


Se estão a pensar numa carreira militar, é só marcar o 800 20 12 IJ.

Mais uma subida em direcção á Sé, é a Rua Escura. Pouco depois, á direita, temos a Rua do Gonçalinho. Aqui podemos apreciar 4 janelas Manuelinas.


A presença de um número significativo destas janelas, testemunha que as habitações desta zona da cidade, terão sido objecto de requalificação durante o século KL.

Estamos quase a chegar ao fim do passeio. A ultima Rua á nossa direita é a Vilela da Carqueja, logo seguida da Rua do Cravalho á esquerda.

No fim da rua temos o Largo Mouzinho de Albuquerque.


No centro de um canteiro que se desenha neste largo, ergue-se um evocativo e emotivo monumento, que pretende celebrar todos aqueles que pereceram vítimas da Primeira Grande Guerra, bem como de todos os conflitos, que são sempre injustos e injustificados. O escultor Anjos Teixeira (1880-1935) representou a saudade e o modo próprio do ser português no rosto de um homem que se tornou soldado. No seu olhar intimista e sofrido pode ler-se uma profunda nostalgia e um certo recolhimento.


A Igreja de Santo António pertenceu ao antigo Mosteiro do Bom Jesus, onde se estabeleceu uma comunidade de freiras beneditinas desde 1592. Uma igreja marcada pela simplicidade e sobriedade de linhas, que no entanto guarda no interior o seu maior tesouro. Falamos da mais rica colecção de azulejos do século XVII e XVIII da cidade de Viseu. O revestimento azulejar preenche os muros da capela-mor e boa parte da nave. Segundo Santos Simões, os azulejos da nave, que mostram cenas da vida de S. Bento e de Santa Escolástica, terão sido pintados pela mão de Oliveira Bernardes. Compõem este interior da Igreja, altares de talha dourada, obedecendo ao formulário Rocaille, que datam da segunda metade do século XVIII. O tecto da capela-mor, em madeira, apresenta pintura em “perspectiva”. Hoje é o actual Lar de Santo António, local de abrigo a crianças desfavorecidas.

Para terminar, temos o Jardim de Santo António onde podemos relaxar à sombra de todos os verdes que o compõem e fazer as necessárias contas para alcançar-mos o merecido prémio.


A Cache: É um container urbano. Deverão ter bastante cuidado ao retira-lo devido aos elevado numero de pessoas que frequentam a zona. A tampa é para desenroscar e não puxar. Deverão levar com que escrever e deixar tudo como está para que os próximos não tenham dificuldades.

A+B+C+D+E+F+G+H+I+J+K+L= 47


N = JHº (D+K)(I+L-A) . (F-E-K)(I+K-C)(D-G-E)

W = HHIº (A+K)(L-D) . (B-A+2)(C+E-J)(L-G-K)



free counters

Additional Hints (Decrypt)

Byune cnen bf cngbf, snm-zr fnygne n gnzcn..

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

652 Logged Visits

Found it 600     Didn't find it 18     Write note 6     Archive 1     Unarchive 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 12     Owner Maintenance 7     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 78 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.