Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

D. António Ferreira Gomes

A cache by TaiTi Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/16/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Bispo do Porto, António Ferreira Gomes foi um exemplo de coragem na defesa da liberdade e da justiça. Um dos obreiros da democracia.
António Ferreira Gomes foi um grande cristão. Nasceu em 10 de Maio de 1906, na Casa de Quintela, em São Martinho de Milhundos, Penafiel. A vida eclesiástica começou cedo. Aos 10 anos entrou para o seminário. Em 1925 acabou os estudos filosóficos na Universidade Gregoriana de Roma e três anos depois foi ordenado padre. Demonstrou desde logo um espírito culto e inteligente. Um homem de princípios, com um sentido sagrado de honra e palavra.
Foi professor e vice-reitor do Seminário de Vilar, no Porto, e cónego da Sé do Porto. Em 1948 foi nomeado bispo coadjutor da diocese de Portalegre e Castelo Branco, onde permaneceu até 1952. Aqui, começou-se a ouvir falar das suas homilias, das iniciativas pastorais e outros escritos de interesse público. Empenhado no mundo rural, tentou ainda implementar a reforma agrária. Deixou marcas naquele território eclesial. No mesmo ano, tornou-se bispo do Porto, cargo que o notabilizou. António Ferreira Gomes foi um sublime pedagogo, não por força de obra escrita, mas como educador de pessoas e atitudes.
Foi um bispo moderno e interventivo. Preocupou-se com os problemas da Igreja e com as grandes questões da sociedade portuguesa. A miséria social do povo português, o corporativismo, a falta de respeito pelos direitos humanos, o carácter ditatorial do regime salazarista. Em 13 de Julho de 1958 o bispo denunciou tudo isto a Salazar na célebre carta que o empurrou para o exílio durante dez anos.
O bispo do Porto, aceitando em Salazar a lucidez do raciocínio e a fundamentação das posições em matérias de política externa e de política ultramarina, recusa liminarmente a política social, através do que qualificava como uma posição de filosofia política e de sociologia, “na medida em que aqui se incluam as questões fundamentais da liberdade e autoridade, da justiça e da ordem, da pessoa e da colectividade - e em boa verdade não vejo como afastar essas questões de perspectiva tão larga e de expressão tão categórica”. Considerando que o problema essencial não é directamente a defesa da Igreja, mas da ordem civil e social, declara que a maior necessidade dos católicos é ultrapassar a mentalidade do Centro Católico que cada vez mais se torna uma mentalidade de catacumba ou mesmo de perdição, da qual a Igreja já só pode esperar um “amor de perdição”.
Partiu para Vigo em 24 de Julho de 1959. Passou por Santiago de Compostela, Valência, Alemanha e Lourdes, terminando o exílio em 19 de Junho de 1969. António Ferreira Gomes tinha incrível força interior e apreço indomável à liberdade e à justiça. Não se podia calar. A frontalidade engrandeceu-o.
D. António apostou na doutrinação e na criação de organismos eclesiásticos: Junta de Coordenação Pastoral, Conselho Presbiteral, comissões e secretariados, semanário “Voz Portucalense”, boletim “Igreja Portucalense”, Comissão “Justiça e Paz” e Conselho de Leigos. Pelo seu contributo à Igreja e à sociedade ao longo da vida, recebeu a grã-cruz da Ordem da Liberdade, a medalha de honra da cidade do Porto, a medalha de ouro da cidade de Penafiel e, ainda, a grã-cruz da Ordem Militar de Cristo. Morreu em 13 de Abril de 1989. Criou, por testamento, a Fundação Spes, com fins educacionais e culturais. No mesmo testamento pode ler-se a frase que resume a sua filosofia de vida: “Homem livre, sempre aspirei a oferecer esta liberdade a uma causa que superasse a minha vida…”

Imprimir a Biografia | Enviar por E-mail | Voltar Atrás (visit link)

Esta Cache vai levar-vos a conhecer alguns dos locais da história de D. António Ferreira Gomes. As coordenadas iniciais levam a conhecer a casa onde nasceu e cresceu, lá encontrarão uma data, que irá ser necessária para descobrir parte das coordenadas da cache final. Para descobrir a restante parte das coordenadas da cache final terão de se dirigir ao adro da Igreja de Milhundos onde ele foi baptizado (N 41°12.102; W 008°16.333) e retirar outra data que está inscrita nos portões do cemitério onde se encontra sepultado. Após recolherem ambas as datas, a cache final encontra-se nas coordenadas:
N 41°12.A A = (data inscrita na casa – 1642)
W 008°16.B B = (data inscrita nos portões do cemitério – 1601)

Devido à exposição do local, devem ser discretos e disfarcem a procura. Procurem deixar a cache da mesma forma que a encontraram e não tirem fotos nem deixem comentários que denunciem a sua localização.
Esperamos que se divirtam tanto a procurar a cache como nós a colocá-la especialmente porque esta foi a nossa primeira cache :)

PS: Um agradecimento especial a Padmé&Anakin por nos terem oferecido o container :)

Additional Hints (Decrypt)

Cbfvpvban-gr ahz pnagb, 2 pnfnf cnen n seragr, 4 cnen n qvervgn, 1 cnen geáf, 2 cnen n qvervgn, 5 cnen n seragr, 5 cnen n rfdhreqn, 3 cnen n seragr, 1 cnen n rfdhreqn, 3 cnen geáf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

79 Logged Visits

Found it 61     Didn't find it 6     Archive 1     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Owner Maintenance 2     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 3 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.