Skip to content

<

Capela do Senhor do Calvário - Tortosendo

A cache by Viajantes Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 09/25/2010
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


SENDO UMA CACHE DE TIPO DESCONHECIDO, O CONTENTOR NÃO SE ENCONTRA NAS COORDENADAS PUBLICADAS.

Esta cache, dedicada à Capela do Senhor do Calvário - Tortosendo, faz parte da série Igrejas e Capelas do Tortosendo.

A série é formada por várias caches. Para fazer a última - Convento - Tortosendo - terão que encontrar os números escritos nas tampas/logbooks das restantes caches.

A descrição do Pe. José do Vale Carvalheira, no seu livro Tortosendo – Na História, na tradição e na lenda:

Capela do Senhor do Calvário
Chama-se hoje assim a ermida sita no lugar deste nome e que outrora fora dedicada ao mártir São Sebastião cuja imagem ainda ali se encontra, em lugar de evidência, quase ao meio da capela, sobre uma mísula de pedra. Mas não há dúvida que é a imagem do Senhor Crucificado, escultura primorosa, com quási dois metros de altura, que imediatamente domina as atenções de quem entra no templo. É esta imagem do Senhor Morto, que irradia ternura e respeito, a que se coloca no exterior do templo, em cruz fixa sobre um pedestal de pedra e debaixo de um alpendre, na cerimónia dos Passos e serve anualmente também, na celebração do Enterro do Senhor. O Povo tem muita devoção ao Senhor do Calvário e mostra-se condignamente sobretudo nas ocasiões que referimos, assistindo em multidão, com um respeito exemplar. Esta capela é do século XVII e já foi reparada algumas vezes, pois o tempo que nada poupa, vai fazendo estragos e impõe que, de vez em quando, se restaure e modernize. E desta capela, também chamada por alguns do Santo Cristo ou simplesmente do Calvário, que sai a procissão do Enterro do Senhor e onde termina a procissão do Senhor dos Passos, razão porque também se encontram as imagens do Senhor dos Passos, N. Senhora de Ao-pé-da-cruz e São João Evangelista e ainda o de Santa Teresinha e Beato Nuno. O facto desta capela se encontrar numa extremidade da povoação, justificou a celebração da Santa Missa nos domingos e dias santos. Também se celebra muitas vezes na semana, pela razão de ali se colocarem as pessoas falecidas, enquanto se não arranjar um salão ou capela mortuária.

A cache

A CACHE NÃO SE ENCONTRA NAS COORDENADAS PUBLICADAS!

Esta é uma cache enigma.

Não esquecer de anotar a informação constante na tampa/logbook, que servirá para encontrar a cache final da série.

Para a encontrar há que resolver o seguinte enigma:

EMA FRENO TEA DAI SACA RISTO IAM, SENA TAO TEU, EM COM MAR TUAS MAOS ESA QUEM RI DAS DESO VIAM APEM DRINA HAD QUEM TAE PAO OBUE RACOS. LAENA CONTRAS RÁSO ACAI CHEM ESCA ONDA IDAS.

O contentor é uma caixa de tamanho micro, contendo Apenas o livro de registo. LEVE MATERIAL DE ESCRITA (BYOP).


Igrejas e Capelas do Tortosendo

Já publicadas:

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.