Quiaios
Quiaios dista da sede de concelho cerca de 8 Km a norte do Cabo Mondego e da Serra da Boa Viagem.
Possui a mais bela e diversificada paisagem,com mar bravio,uma praia infinita onde ainda existem locais virgens, a serra agreste e as valiosas lagoas.Estas últimas,situam-se na Mata Nacional das Dunas de Quiaios e assumem um importante papel para as aves migratórias.
A esta freguesia pretencem os lugares de Casal Novo,Cova da Serpe,Ervedal,Murtinheira,Praia de Quiaios,Stª Marinha e uma parte da Serra da Boa Viagem.
Quiaios a Origem do nome
Quiaios é uma freguesia muito antiga,pois a origem do seu nome pode estar ligada à reconquista de Coimbra e de Montemor aos mouros,situando-se entre os séculos nono e décimo segundo.Existem várias versões dessa mesma origem.Uma delas diz que D. Afonso Henriques,na sua luta contra os mouros para os expulsar do país,encontrando-os nesta povoação, chamou pelos seus acompanhantes e gritou bem alto "Corramos sobre os moiros!Aqui há-os!".É bem vísivel a origem do topónimo derivado desta contracção.
O topónimo Quiaios pode ser tambem de origem Fenícia ou Cartaginesa e a sua formação poderá ter sido: Qiqayon - Qiayon - Qiaionus - Kiaius - Quiaios
Património de Quiaios
Igreja Matriz-dedicada ao padroeiro da vila S. Mamede.Foi em outros tempos,Matriz da Ordem dos Vigários e estavam a ela ligadas as igrejas de S. Teotónio de Brenha e Santa Cruz do Castelo de Redondos(Buarcos).Da ampliação de uma antiga capela, datada de 1635 surgiu a actual igreja.Já no interior da mesma,podemos constatar um letreiro indicando a data do termo das obras 1659.A igreja contém algumas obras de pintura e de escultura.A nível da escultura pode observar-se no retábulo lateral esquerdo o Sagrado Coração de Jesus e no retábulo direito,Nossa Senhora de Fátima, que "Visitou" esta igreja de 10 a 17 de Março de 1957.No que diz respeito á pintura,salienta-se uma tela, no altar-mor,pintada por um artista coimbrão,Luís Serra do ano de 1893 e que representa S. Mamede.O tecto é feito de madeira,em caixotões.Encontra-se ainda um púlpito(do lado esquerdo), um coro alto e invulgares azulejos coloridos.Datam de 1787 e 1862 os sinos da torre da igreja.
Capela Nossa Senhora da Graça-está situada no extremo Nordeste da povoação.Esta capela foi construida pelo sobrinho do Bispo de Coimbra,D. José Melo Mendonça,no século 19.
No interior destacam-se as esculturas de Nossa Senhora como Menino, e a de S. Brás,ambas do século 15 e a de Santa Luzia, do século 17.Curioso é o facto de nesta terra terem existido cinco capelas,quando agora só existe esta.
Situada na Serra da Boa Viagem a Capela de Santo Amaro,que é datada do século 19.Realiza-se uma romaria em honra de Santo Amaro no Domingo seguinte ao dia 15 de Janeiro.
Casa da Renda-é um edíficio setecentista localizado no centro da povoação.Funcionava como celeiro das Rendas Crúzias, daí a origem do seu nome.Hoje as instalções estão ocupadas pelo ATL, centro de dia e Lar da 3º idade.
A cache
Nesta cache pretendo dar-vos a conhecer algumas das igrejas de Quiaios algumas fontes e lavadouros e ainda levar-vos a passear por esta bela freguesia.
A multi-cache tem três pontos mais a cache final,mas ambos são muito perto uns dos outros.
Nas coordenadas publicadas retirar o valor de A:
A=Nº de sinos que estão na torre da igreja.
De seguida sigam para:
N 40º 12.(A*297)+1 W 008º 51.(A*17)+1
Neste ponto devem procurar as coordenadas para o próximo ponto e o valor de B
Depois de encontradas as coordenadas dirijam-se ao local e aí contem o número de almofadas da porta principal da capela,esse será o valor de C
C=Nº de almofadas da porta principal da Capela
Cache Final:
N 40º 12.(C*38)-18 W 008º 50.(B*52)-9
Peço que tenham a máxima descrição na procura da cache final,pois o local é bastante frequentado por muglles.
Depois de encontrada a cache pedia-vos que registassem o vosso log com a maior descrição e se possível longe do local da cache
Por favor não metam a cache em risco,se virem que estão a ser observados por favor não tentem fazer qualquer abordagem á cache.
Espero que Gostem!!!
Boas Cachadas!