Skip to Content

<

Delta

A cache by 360Graus Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 09/09/2010
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A cache encontra-se situada entre o Alto do Corisco e o Alto da Chãzinha na Serra D'Arga.
Este é um dos pontos mais altos do concelho de Viana do Castelo rico em Mamoa/ Câmaras Dolménicas, com paisagens de vegetação rasa e uma vista deslumbrante para o mar.

MONTARIA - BREVE ENQUADRAMENTO

Padroeiro: S. Lourenço.
Habitantes: População residente: 665 habitantes (masculina 281 e feminina 384). Sendo: 0-14 anos, 152 pessoas.15 a 24 anos,
89 pessoas. 25 a 64 anos, 256 pessoas e 65 ou mais anos, 168 pessoas. Eleitores: 733 eleitores no ano de 2009.
Sectores laborais: Agricultura de subsistência, pecuária e pequeno comércio.
Tradições festivas: S. Brás: 2 e 3 de Fevereiro. Nossa Senhora da Conceição: 8 de Dezembro. Senhor do Socorro e S. Amaro:
1º Fim-de-semana de Julho. S. Francisco: 2º Fim-de-semana de Julho. S. Mamede e S. Frutuoso: 1º Fim-de-semana de Agosto. S. Lourenço (Padroeiro): 9 e 10 de Agosto. Santa Bárbara: 28 e 29 de Agosto.
Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Igreja Paroquial e capelas de Nossa Senhora da Conceição, de S. Brás, do Senhor do Socorro e Santo Amaro, de São Mamede e S. Frutuoso e S. Francisco, Senhora do Minho no alto da serra de Arga , Viveiro florestal no sítio da Portudeira, belezas ribeirinhas do rio Âncora, Quedas de água (com maior destaque para o “Pincho”), Moinhos ainda em funcionamento.
Gastronomia: Chouriço de S. Lourenço e demais Enchidos. Cozido à Portuguesa. Cabrito da Serra D`Arga e Sarapatel. Arroz Doce.
Colectividades: Associação Desportiva e Cultural Montariense e Grupo
Etnográfico de S. Lourenço da Montaria.


ASPECTOS GEOGRÁFICOS

A Freguesia de Montaria ou São Lourenço da Montaria como é popularmente mais conhecida, ocupa uma área de cerca de 2609 ha sendo, por isso, a mais extensa freguesia do concelho de Viana do Castelo, e uma das maiores do distrito de Viana do Castelo.
É, também, uma das freguesias do distrito de Viana do Castelo cujo núcleo habitacional se localiza em altitudes mais elevadas, em face de se localizar em plena Serra de Arga.
Os seus limites estão estabelecidos por Norte, com as freguesias de Orbacém, de Dem, de Arga de São João, de Arga de Baixo e de Arga de Cima, todas do concelho de Caminha.
A Sul, pelas freguesias de Vilar de Murteda e de Lanheses, estas do seu concelho, Viana do Castelo. A Nascente, com as freguesias de Arcos e de Estorãos, ambas de Ponte de Lima. A Ponte, os limites são estabelecidos pela Freguesia de Amonde e, também, pela já citada, Freguesia de Orbacém. Toda ela localizada na serra de Arga, Montaria, é sem dúvida uma das mais apetecíveis do país, no que à soberba e exuberante natureza diz respeito, isso porque, em Montaria, o homem tem conseguido resistir à sua conhecida fúria devastadora e pode-se observar que, aqui, a natureza se sobrepõe ao homem. Montaria tem potencialidades naturais que sabiamente, O Construtor, legou a esta população.


RESENHA HISTÓRICA

População, cujas origens estão para além da nossa história. Assim é que, determinados vestígios castrejos são conhecidos nesta freguesia dando conta da sua antiguidade. Refira-se, nessa matéria, o pequeno castro no lugar de Castelão. Esses antigos habitantes, provavelmente, também iam ao cimo da serra de Arga desfrutar das lindas paisagens, donde se avista o mais longínquo horizonte em todas as direcções, inclusive no sentido norte/poente onde, o mar por um lado e para além de Caminha, e a Galiza e pelo outro, fazem o deleite de muitos. No sentido nascente/sul a paisagem, também, não fica a dever já que, se podem observar as áreas concelhias de Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Viana do Castelo e, também, Braga.
Aqui, nasce o rio Âncora e outros ribeiros de importância no ecossistema da região. Em resultado desses cursos de água, os moinhos e azenhas construídos e a funcionar juntos ao leito sinuoso dos riachos e corredouras, são uma mais valia para a dignificação turística de Montaria. No alto da Serra de Arga, mais precisamente no local da Senhora do Minho, em muitos Invernos, pode-se apreciar a neve, sendo mais uma atracção desta freguesia e motivo de romaria para os mais curiosos.
Em relação às Capelas existentes na freguesia contam-se a seguintes; Capela da N. Sra da Conceição e Capela de S. Brás no lugar da Torre, Capela do Sr. do Socorro, no lugar de Espantar, Capela de São Mamede, no lugar de Trazâncora e Capela de São Francisco, e S. Frutuoso no lugar de Pedrulhos.
Ainda, no que diz respeito a história da Freguesia, no Inventário Colectivo dos Registros Paroquiais, Vol. 2 Norte, Arquivos Nacionais /Torre do Tombo , lê-se na integra:
«Segundo o Dr. Figueiredo da Guerra, a actual freguesia de São Lourenço da Montaria foi chamada primitivamente de São Mamede dos Pedrulhos, pelo sítio dos pedregulhos em que se situava. Constituída apenas por 6 ou 7 casais, recebia, aos domingos e dias santos, um religioso do convento de São João de Arga, que ali se deslocava para celebrar a missa. Mais tarde tomou o nome de São Lourenço de Breteandelos, na vertente do Breteal, um alto da serra de Arga, sendo a igreja mudada para osítio da Portudeira.
Na verdade, figura na relação das igrejas, organizada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, em 1258, sob a designação de "ecclesia de Bretenadelos". Em meados do século XIV, a igreja foi novamente mudada para o sítio da Louza, já com a denominação actual de São Lourenço da Montaria.
Ainda hoje chamam "Igreja Velha ao sítio onde esteve a igreja antiga, assinalado por um cruzeiro. Em 1546, no registo da verificação do rendimento anual das igrejas, benefícios e mosteiros da comarca de Valença do Minho, São Lourenço da Montaria é avaliada em 40 mil réis. O Censual de D. Frei Baltasar Limpo regista que esta igreja era, na época, da apresentação da mesa arcebispal, tendo o prelado parte nela.
Estava-lhe anexa perpetuamente São Miguel de Murteda.
Em 1714, a igreja paroquial foi novamente mudada, para o lugar onde actualmente se conserva.
Américo Costa descreve-a como uma abadia da apresentação da Mitra.
Em termos administrativos, pertenceu, em 1839, à comarca de Ponte de Lima e, em 1852, à de Viana do Castelo.»

O QUE É UMA MAMOA

Uma mamoa ou tumulus (plural tumuli) é um montículo artificial que cobre uma câmara dolménica. Pode ser de terra, revestida por uma couraça de pequenas pedras imbricadas, ou ser apenas constituída por pedras, sendo então designada usualmente por «cairn», do escocês càrn (que se pronuncia 'kern').

As mamoas ou tumuli apresentam geralmente uma forma oval ou circular. Eram edificadas com pedra e areia e tinham a finalidade de protejer o dólmen, cobrindo-o completamente. Eram estruturas de tamanho variável, podendo atingir quarenta metros, que tapavam completamente a câmara e o corredor, quando este existia. As couraças de revestimento das mamoas feitas de terra, que possivelmente ainda seriam visíveis na altura da construção, acabariam provavelmente por ficar mais ou menos revestidas por vegetação algum tempo depois.

in "freguesias de Portugal"

Additional Hints (Decrypt)

Qronvkb qr hzn crqen qrcbvf qn Cbegn qn Ivyn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

48 Logged Visits

Found it 46     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 19 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.