Skip to Content

<

Princesa da Cova da Beira

A cache by M´s Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 09/20/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Princesa da Cova da Beira


A freguesia da Meimoa, localizada na zona norte do concelho de Penamacor, beneficia de uma excelente localização. Situada num pequeno monte tem a seus pés a ribeira a que deu o nome e um extenso e fértil vale.

Da sua fundação pouco se sabe. Presume-se que terá sido anterior aos romanos e que terá sido importante durante o império romano, devido à existência da ponte Romana / Filipina, erguida sobre a ribeira da Meimoa.

Para a origem do seu nome aponta-se a mesma que a do Meimão, embora haja autores não coincidentes na sua origem. O topónimo Meimoa está relacionado com a palavra latina mammula que significa mama. Segundo Diogo Correia, o nome Meimão e Meimoa, são de origem árabe e derivam de Mamum e Mamona, nomes de homem e mulher. Já para Joaquim Machaz, os dois topónimos são nomes de gato e gata, porque ficam junto à Serra da Gata, corroborando uma antiga lenda que os relaciona com animais de criação que mamavam muito – mamão e mamona ou mamoa. 

Fonte: Cabanas, A. (2007); Meimoa de ontem e de hoje, Artemágica

Das actividades económicas existentes hoje na aldeia, destacam-se a agricultura, pecuária, restauração e construção civil.

A freguesia conta actualmente com cerca de 400 habitantes mas outrora, há cerca de 50 anos atrás, esta aldeia teve cerca de 1250 habitantes.

      

A nível cultural destacamos como acontecimentos que nunca se perderam ao longo dos anos o Madeiro, a Festa de São Domingos e o Convívio dos Meimoenses.

Locais de interesse a visitar nesta freguesia:

          -  Igreja Matriz de Meimoa;

          - Museu Dr. Mário Bento;

          - Casa do Comendador;

          - Praia Fluvial;

          - Ponte Romano/Filipina;

        -     A Vereda do Pau [Meimoa];

        - Barragem da Ribeira da Meimoa:  A Barragem e o Tunel Uma Piscina na Barragem [Meimoa]

A cache

Esta cache encontra-se na EM 570, num pequeno jardim junto à entrada NW para a aldeia de Meimoa e pretende ser uma das portas de entrada para uma visita a esta bonita aldeia do interior.

Aconselhamos a levar material de escrita e claro, alguma descrição na procura.

 

free counters

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

159 Logged Visits

Found it 143     Didn't find it 9     Write note 1     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Owner Maintenance 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 17 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.