NASCENTE
DO
RIO NABÃO

O rio Nabão é um rio português, afluente do rio Zêzere, que passa na cidade de Tomar. Nasce em Ansião e a ele junta-se, a cerca de dez quilómetros de Tomar, a nascente do Agroal. O Rio Nabão desagua na margem direita do Rio Zêzere, depois de um percurso de 66 km.
A Nascente do Rio Nabão, também conhecida por Olhos de Água, localiza-se a Nordeste da vila de Ansião, na zona limítrofe da EN237 com o IC8.
Esta nascente é composta por uma galeria principal que se desenvolve no plano sub-vertical com uma secção variável de aproximadamente 2,5 m. A ligação ao exterior (os Olhos de Água, propriamente ditos) situa-se numa zona onde se inicia uma levada de água, que se dirige na direcção de um antigo lagar, convertido em Centro de Interpretação Ambiental desde 1 de Maio de 2008.

Esta área encontra-se rodeada por um muro com comporta(s) e a água, quando emerge, surge do meio de blocos de pedra. À galeria acede-se através de três poços artificiais, abertos no passado com o intuito de se aproveitar a água da nascente para abastecimento público à vila e ao concelho de Ansião. No Verão de 2005 a água encontrava-se à profundidade de 50m e foi explorada até aos 85m, tendo sido necessário para tal recorrer a técnicas de mergulho subterrâneo.
Hoje é a nascente mais profunda do Maciço Sicó-Alvaiázere e uma das mais profundas de Portugal.
A CACHE
Trata-se de uma multi-cache MUITO SIMPLES de se fazer.
As coordenadas iniciais correspondem à nascente primária do Rio Nabão. Esta zona econtra-se separada do leito da levada por um muro.
Tomem nota do número de comportas existentes nesse muro.
As COORDENADAS FINAIS da cache são:
N 39º 55.0A4
W 8º 25.6B0
Onde,
A = número de comportas + 1;
B = número de comportas + 2.
O conteúdo inicial da cache é: logbook, stashnote e lápis. O tamanho reduzido da cache impede-a de ter outros conteúdos para troca.
Esperamos que apreciem tanto a zona e a cache como nós apreciámos fazê-la e depositá-la.