Skip to Content

<

Fontainhas PGS-01 - (Gruta das Sete Casas)

A cache by PinguinTeam Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/09/2010
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
4 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A nossa primeira cache.
Esta cache serve para comemorar as nossas primeiras 200 caches encontradas, e para tal escolhemos um dos locais que mais gostamos para os nossos passeios, a serra de Montejunto.

Erguendo-se abruptamente entre o litoral e o vale do Tejo, a Serra de Montejunto demarca-se da paisagem envolvente pela altitude e pelas suas características naturais. Numa região caracterizada por intensa actividade agrícola o Montejunto apresenta-se como um refúgio para muitas plantas - a serra alberga considerável diversidade florística tendo sido identificadas cerca de 400 espécies de plantas em que se incluem alguns endemismos das zonas calcárias - e animais. Destes últimos destacam-se as aves, aqui nidificando mais de 70 espécies, e os quirópteros, que aproveitam a existência de cavidades para aí hibernar e se reproduzir.
Distâncias
Alenquer - PPSM:15 km
Lisboa - Alenquer:36 km
Lisboa - Cadaval: 83 km
Porto - Alenquer: 264 km
Porto - Cadaval: 282 km

Vias de acesso
O acesso à Serra de Montejunto pode ser feito a partir da A1, saindo no Carregado ou Aveiras de Cima, em direcção à EN1, permitindo assim entrar por Abrigada, S.Salvador ou Cercal, ou a partir da A8, saindo em Campelos em direcção à EN 361-1, passando por Outeiro da Cabeça, entrando por Pragança ou por Vila Verde dos Francos.
A classificação desta área como Paisagem Protegida - Decreto Regulamentar n.º 11/99, de 22 de Julho - teve em consideração o facto da serra de Montejunto constituir um repositório de vegetação natural de importância nacional, possuir evidente interesse geológico, traduzido em afloramentos rochosos que proporcionam aspectos de evidente interesse paisagístico, e constituir uma zona importante para a preservação de determinadas espécies animais.
As grutas e algares da Serra de Montejunto constituem uma importante parcela do rico Património Natural e Construído desta área natural regional, onde se conservam registados e parcialmente conservados muitos aspectos fundamentais da história da evolução geológica e biológica da Terra e da nossa passagem por ela.
Existem várias dezenas de grutas e algares distribuídas por toda a área da Serra, sendo a maior parte delas de pequenas dimensões ou de desenvolvimento vertical, apresentando, por isso, reduzido interesse turístico. A sua exploração e estudo estão praticamente reservados aos especialistas, dadas as dificuldades e perigos que apresentam. Por este motivo, a sua visitação por parte de pessoas que não dominem as técnicas básicas de exploração subterrânea só deverá ser efectuada na companhia de espeleólogos devidamente credenciados.

As grutas da Salvé Rainha, Bom Santo, Fontaínhas, Buracos Mineiros, Furadouro, Covão das Pias, Casa da Moura, S. Salvador, Charco e Pragança, são algumas das cavidades onde foram recolhidos inúmeros testemunhos da presença e ocupação humana nesta região.
Como tal, estes locais assumem uma importância vital para o estudo do nosso passado e devem ser meticulosamente estudados e preservados por especialistas.
No entanto, não foi só o homem pré-histórico que se serviu das cavernas de Montejunto para se abrigar e proteger. Muitos animais competiram com o homem na ocupação desse espaço privilegiado, que os defendia do frio ou dos predadores. Por isso, é frequente encontrar nas camadas de terra, existentes nas grutas, inúmeros vestígios de outros animais, alguns dos quais muito anteriores ao homem. Na gruta das Fontaínhas, por exemplo, foram recolhidas falanges de cavalos e diversos ossos de lince, cabra, urso das cavernas e cervídeos, datados do Quaternário (há 2 milhões de anos).
Tendo em conta a grande sensibilidade ambiental das grutas e a variedade de testemunhos (geológicos, arqueológicos, paleontológicos e biológicos) ali presentes, alguns dos quais únicos para compreendermos o nosso passado, como espécie, e a sua relação com o meio envolvente, é importante defender e preservar qualquer destes vestígios. Para a ciência, a protecção das grutas é tão importante como a protecção dos manuscritos nos arquivos.
O estudo e defesa das Grutas e Algares da Serra de Montejunto tem ocupado vários especialistas e organizações, com especial destaque para os 25 anos de actividade do Espeleo Clube de Torres Vedras. No entanto, a sua preservação deve constituir uma preocupação de todos nós, tal como fazemos para os rios, florestas, animais e oceanos.

Fonte: www.cm-cadaval.pt

A CACHE:
As coordenadas publicadas são da entrada da gruta, a cache encontra-se no interior, nao é necessário uma grande incursão dentro da mesma, basta entrar, andar um pouco a rastejar e depois já entram numa pequena sala onde é possível estar de pé. Bastam cerca de 4 a 5 metros para chegar à cache.
NÂO SE AVENTUREM DENTRO DA GRUTA SEM CONHECIMENTO TÉCNICO DE ESPELEOLOGIA.
NÃO É ACONSELHADA A ENTRADA NA GRUTA DE CRIANÇAS OU ANIMAIS.
NUNCA ENTREM NA GRUTA SOZINHOS.

Additional Hints (Decrypt)

Ongr hzn crqen an bhgen ,
bhir b fbz dhr snm.
Cebphen b ohenpb qn tehgn
r aryn hzn pnpur rapbageneáf!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

141 Logged Visits

Found it 132     Write note 7     Publish Listing 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 105 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.