Vilarinho do Bairro é uma terra bastante antiga. Existem referências a Vilarinho do Bairro já na primeira metade do século XI. Em 1149, na relação das propriedades do mosteiro da Vacariça, que ficavam entre-os-rios Vouga e Mondego, Vilarinho, tal qual Óis, não surge acompanhada do sobrenome determinativo “Bairro”. Aliás, já em, 1061, Vilarinho (do Bairro) é referenciada apenas como “ad partem solis ocasum Vilarinum (“Portugalia Mnumenta Histórica Diplomata”, página 357).
Vilarinho do Bairro é uma freguesia portuguesa do concelho de Anadia, com 25,45 km² de área e 3 224 habitantes (2001).
Um dos lugares desta freguesia é Chipar de Cima e neste lugar a Associação Cultural de Chipar de Cima que foi Fundada a 7 de Dezembro de 1992, onde a juventude foge para outras paragens, a colectividade tem vivido com muitas dificuldades. Gerida por uma Comissão Administrativa, os poucos directores não baixam os braços, têm pago algumas dívidas, e têm um projecto, o lago de Santa Marinha.
O Lago de Santa Marinha já está concluído. O mérito vai para a Associação, que colocou mãos à obra para transformar terrenos pantanosos, que estavam cobertos de silvas, num lago bonito e cuidado.
Alguns elementos do grupo ANDAR, a convite de um filho desta terra efectuaram uma caminhada nestas terras por entre as vinhas e pinhais terminando junto a este lago de Santa Marinha. Jantamos uma chanfana de cabra, especialidade desta região, cozinhada com carinho e a preceito em forno de lenha.
No dia 10/10/2010, saboreamos ao almoço outra especialidade da região, Leitão a Bairrada. Nas margens do lago e parque de Santa Marinha deixamos uma cache para recordar este fim-de-semana bem passado. Nas visitas em período de Natal podem observar a casa mais iluminada de Portugal.
