Skip to content

Casa Conselheiro Nunes da Silva Traditional Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela compreensão,
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor/Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
Hidden : 11/06/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:








As coordenadas referem-se ao jardim da antiga casa do Conselheiro Nunes da Silva. Este foi uma figura ilustre de Cacia tendo, através das suas influências, beneficiado de diversas formas a vila.
A casa junto da cache foi sua residência e, embora em estado de degradação já foi objecto de algumas obras de requalificação que pararam devido a falta de verbas.
Existe o desejo, por parte da autarquia, de instalar a sede da Junta de Freguesia e a redacção do jornal Ecos de Cacia aqui. A acontecer, isso possibilitará disponibilizar a actual sede para as actividades das diversas associações de caracter cultural, desportivo e recreativo existentes na freguesia de Cacia.
Atenção:
Não existe qualquer perigo / problema de entrar no jardim. O terreno pertence à Junta de Freguesia de Cacia e tenho autorização do presidente para a colocação da cache.

"Nosso vizinho, ali de Cacia, o Sr. Conselheiro Manuel Nunes da Silva é a personalidade de maior relevo na inteligência, no saber, na hierarquia social e, como benfeitor e promotor, no Progresso da sua terra. Pela sua acção e actividade é o seu maior benemérito. Apesar da sua idade avançada, sabemo-lo e vemo-lo sempre o primeiro, como iniciador e dirigente de todos os movimentos de natureza bairrista. A idade não lhe atinge o espírito; sempre moço, com actividade e boa disposição em servir a sua terra e os seus amigos, que acolhe sorridente e fraternal.
Na construção do belo edifício escolar, nas obras ou refor­ma da sua igreja, na melhoria das ruas, na aquisição da luz eléctrica, etc., ocupou sempre e em tudo o primeiro lugar.
A sua coroa de glória de bairrista e regionalista é ter conseguido o apeadeiro em Cacia e tê-lo, posteriormente, transformado em estação, que serve não só Cacia, mas também e muito, Angeja e as povoações ao sul desta, das margens do Vouga.
A mais bonita obra hidráulica que existe nas margens do Vouga é sem dúvida a Mota ou dique, do lado direito, entre as duas pontes, de cerca de três quilómetros de comprido, com o fim, principalmente, de defender os campos de Angeja, Fermelã, Canelas e Salreu, dos assoreamentos das enchentes do Vouga. Essa obra, pela sua grandeza e beleza, atrai ali muitos forasteiros e turistas a gozá-la e admirá-la. Pois o Sr. conselheiro Nunes da Silva, apesar de a Mota ficar do lado oposto a Cacia, em terreno de Angeja, foi quem mais se interessou e tra­balhou por ela, desde o seu início, conseguindo dos Poderes Públicos subsídios sucessivos para a sua construção, que levou alguns anos. Ainda o ano passado o vimos interessado e na brecha, perante os mesmos Poderes Públicos, na inadiável repa­ração dos rasgões ou estragos que a brutalidade das enchentes do Vouga fez naquela bela Obra no inverno anterior.
Estes factos, que tanto beneficiam Angeja e suas redonde­zas, justificam perfeitamente o interesse que temos em focar nesta nossa galeria regional a individualidade do Sr. conselheiro Nunes da Silva, e ao mesmo tempo o nosso desejo e dever de patentear-lhe este modesto e despretensioso preito de reconhecimento em nome de Angeja.
O Sr. Conselheiro Manuel Nunes da Silva foi deputado no antigo regime e um distinto membro da Magistratura Judicial Portuguesa. Essa qualidade interessa menos ao nosso objectivo que os factos referidos, nem competência temos para julgar dos seus méritos judiciários, mas justo é fazer-lhe aqui, ao menos, ligeira referência. Logo no princípio da sua carreira judicial revelou, como foi notório, esplêndidas faculdades de trabalho e de inteli­gência, servindo, como delegado, comarcas importantes - Ovar e Barcelos, a maior e mais trabalhosa comarca do país. Como Juiz soube sempre honrar a sua classe e engrandecer o seu nome, sendo por vezes escolhido pelos governos para desempenhar funções de confiança e de alta responsabilidade, como Juiz do Contencioso Fiscal do Norte, Sindicâncias, Inspecção de comarcas, Presidente do Tribunal do Comércio de Lisboa, Presidente da Relação, Juiz do Supremo Tribunal, etc., desempenhando sempre as suas elevadas funções, segundo consta, com muita competência e brilho.
Quando lhe bateu à porta, apanhando-o em pleno vigor físico e intelectual, o implacável limite de idade, os seus colegas e amigos diligenciaram, perante os Poderes Públicos, que ele continuasse a prestar ao país os seus bons serviços de magistrado, mas a inflexibilidade da lei venceu e todos tiveram de conformar-se.
Não ficou inactivo. Continuou a trabalhar pela sua terra, a servir os seus amigos, e mesmo em Lisboa a desempenhar o lugar de Presidente da Comissão Permanente de Direito Internacional e Marítimo, composto de Generais, Almirantes notabilidades jurídicas.
Bem educado, sempre amável e prestável, o Sr. Conselheiro Nunes da Silva conquistou e vive um ambiente de amizades e benquerenças, que lhe proporcionam um feliz fim de vida.
Oxalá esta lhe seja ainda duradoura, como merece, e poder continuar o seu bem-fazer.
"

in "Angeja e a região do Baixo Vouga", 1ª ed., Aveiro, 1937, pp. 129-131
by Ricardo Nogueira Souto
A cache:
A cache é um contentor micro com cache_note, logbook e lápis.
Peço o favor de terem o máximo cuidado na abordagem à cache. A zona é bastante movimentada e devem estar atentos a todos os movimentos das pessoas que passam na rua.


The coordinates refer to the garden of the home of Councillor Nunes da Silva. He was an important person in Cacia having, using his influence, benefited the village in many ways .
The house next to the cache was his residence and, in spite of being in a state of degradation it has been subject of some works that has ceased because of lack of funds.
Atention:
There is no danger / problem to enter the garden. The land belongs to the Parish Council of Cacia and I have permission of the president to place the cache.

The cache:
The cache is a micro container with cache_note, logbook and pencil.
I ask you please take great care in addressing the cache. The area is very busy and you should be aware of all movements of people passing in the street.

Additional Hints (Decrypt)

[PT]: Qrageb qb oybpb [EN]: Vafvqr gur oevpx

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)