Skip to content

PR3TVD: Capela Nª. Srª. do Amparo Traditional Cache

Hidden : 11/14/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O PR3 Rota das Lapas é um percurso circular com um total de 17 km, englobando duas derivações, o PR3.1 com cerca de 8 km e o PR3.2 com 12 km. 

O PR3.1, separa-se em Matacães ao km 6 e se optar por fazer este percurso deverá seguir as indicações que o levam à Quinta das Lapas Pequenas. 

O PR3.2, sobe aos Moinhos Eólicos e segue em direcção a Monte Redondo, junto à igreja do Divino Espírito Santo, ao km 10 deve seguir em EM 575 em direcção à Quinta das Lapas, ao longo da estrada repare nos cruzeiros e tenha atenção ao transito.

 O início do percurso a partir das Lapas Grandes faz-se em direcção a Matacães ou Monte Redondo. Por questões de beleza paisagística recomenda-se que siga em direcção a Matacães.

 Assim, se a sua opção é seguir em direcção a Matacães, então passe a ponte romana e encontra a Capela de Santo António mesmo à sua frente. Segundo a lenda, costumava por ali brincar sob o olhar da sua ama o menino Fernando, filho dos marqueses de penalva, antigos donos da Quinta das Lapas, o qual veio a falecer neste local, sem causa aparente, motivo que terá originado a construção da capela.

 Continue em direcção a Matacães e aviste eucaliptais, terras cultivadas, vinhas e pomares a confundirem-se numa paisagem rural e quase virgem a relembrar os tempos de infância e os cheiros das tardes soalheiras de domingo. Um pouco antes de chegar a Matacães, pode visitar um dos mais antigos santuários da Região, o Santuário do Senhor do Calvário.

 Já em Matacães, pode avistar as casas seculares, as fontes e avadouros, os moinhos ex-libris da região e a Fonte da Pipa, uma fonte que brota água há mais de um século.

 Siga as indicações que o levam à separação de itinerários. Se preferir o PR3 seguirá em direcção à Ribeira de Matacães. Se quiser encurtar o trajecto em direcção à B8BQuinta das Lapas (PR3.1), ou, subir aos moinhos Eólicos e depois continuar por Monte Redondo (PR3.2).

Se a sua opção for subir aos moinhos eólicos, o ponto mais alto do percurso, prepare-se para passar um dos mais belos momentos do percurso. A uma altitude de 300m, depois de percorrer uma subida de 400 metros, pode avistar toda a zona oriental da região.

 Quando começar a descer em direcção a Monte Redondo, desfrute do silêncio e pare para ouvir uma ou outra ave de rapina à sua direita no Monte que dá nome à localidade.

Quando chegar a Monte Redondo, junto à igreja, deverá seguir a indicação de Lapas Grandes (Quinta das Lapas), no final fez 12 km.

 Antes de deixar Monte Redondo, visite a Igreja do divino Espírito Santo. Diz a tradição que havia muito tempo que não chovia e a população fazia preces pedindo a intervenção Divina para que viesse chuva e, quando a procissão com o andor do Senhor do Bonfim ainda não tinha acabado de entrar na igreja, começou a chover torrencialmente. 

Se a sua opção for continuar o PR3 em direcção à Ribeira de Matacães, então irá encontrar o silêncio e o recanto das gentes que tão bem sabem servir gentilmente receber com um sorriso qualquer turista que por ali passe.

 Pare na Capela de Nossa Senhora do Amparo e deixe-se embalar pela beleza da paisagem aproveite para desfrutar da singularidade do local.

Siga as indicações em direcção à Serra de São Julião e delicie-se com os campos verdejantes e entrecortados de vinhas e pomares.

 Continue em direcção à Zurrigueira onde encontrará a indicação de Moinhos, deve aí subir e encontra o PR3.2 o que poderá optar por Monte Redondo ou Matacães.

 Locais de interesse a visitar:

Matacães: Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, Ermida e Sítio do Senhor do Calvário, Moinho do Casal e do Monte do Inácio no Alto de Matacães. Fonte da Pipa e Fonte das Fontaínhas. Capela Nossa Senhora do Amparo / Ribeira da Matacães.

Monte Redondo: Quinta das Lapas e Capela de Santo António nas Lapas Grandes, Igreja Matriz em Monte Redondo, Moinho da Achada a poente do Marco geodésico da Achada e Torre de Vigia a poente da Quinta das Lapas

FICHA TÉCNICA
Nome do Percurso
Rota do Vinho e da Vinha
Localização
Concelho de Torres Vedras
Freguesia de Dois Portos
Acessos
EM 248 - Torres Vedras - Sobral
de Monte agraço
Tipo de Percurso
Pequena Rota Circular
Ponto de Partida/Chegada
Ribaldeira
Distância
15km
Desníveis acumulados
410 metros
Altitude
Máx: 213m (km12 - Casal de S. Pedro)
Min: 65m
Duração
5 horas
Grau de Dificuldade
Média
Época Aconselhada
Todas
Cartografia
Carta Militar nº 375 proveniente do Instituto
Geográfico do Exército
CUIDADOS ESPECIAIS E NORMAS DE CONDUTA
 > Seguir somente pelos trilhos sinalizados;
 > Cuidado com o gado. Embora manso, não gosta de aproximação de estranhos às suas crias;
 > Evitar barulhos e atitudes que pertubem a paz do local;
 > Observar a fauna à distância preferencialmente com binóculos;
 > Não danificar a flora;
 > Não abandonar lixo, levando-o até um local onde haja serviço de recolha;
 > Fechar as cancelas e portelos;
 > Respeitar a propriedade privada;
 > Não fazer lume;
 > Não colher amostras de plantas e rochas;
 > Ser afável aos habitantes locais, esclarecendo quanto à actividade em curso e às marcas do percurso;

CONSELHOS PARA UMA BOA MARCHA
 > Calçado cómodo e já habituado ao pé, preferencialmente botas de marcha;
 > Meias macias e sem costuras;
 > Use roupa leve, adequada à época e ao estado do tempo; Chapéu ou boné e um impermeável ou roupa de abafo;
 > Uma pequena mochila com farnel (sandes, sumos, chocolate, fruta e água)
 > Não vá só. Leve família e os amigos.

MAPA DO PERCURSO

Uma geocache com o apoio da

Additional Hints (No hints available.)