Traditional Geocache

PR2TVD: Praia da Vigia

A cache by GeocacherZONE & C.M.Torres Vedras Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/14/2010
In Lisboa, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Cache Issues:

  • This cache is temporarily unavailable. Read the logs below to read the status for this cache.
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Comece por escolher o local de partida: Porto Novo, Santa Cruz ou Praia Azul? Qualquer que seja a sua opção, aproveite para descontrair, para contemplar os locais por onde passa e toda a beleza que o rodeia, quer do espaço urbano, quer das praias que se perdem de vista. Respire a natureza… e tenha um bom passeio!

A Região: Terra de ;oinhos, de Vinhedos e de Mar

A Região do Oeste conta com paisagens únicas que combinam entre si o mar, os rios, as lagoas, as ilhas, os campos de cultivo, os vinhedos, os montes e os vales. O seu litoral é banhado, em toda a sua extensão, pelo Oceano Atlântico, vigiado pelasilhas da Berlenga, formando um conjunto numeroso de belas praias.

A Natureza foi generosa e esculpiu numerosos montes, vales e arribas, dotando esta região de um clima ameno, por vezes selvagem, revolvida pelos ventos cindos do Atlântico. Esta força maior da Mãe Natureza criou uma riqueza ímpar: as praias idílicas onde se veraneiam os turistas, o vento para alimentar as velas e as pás dos moinhos e, o tempero do clima para produzir os excelentes e apreciados vinhos da região.

O Concelho: O município tem a sua sede em Torres Vedras, elevada a cidade em 3 de Fevereiro de 1979, e deste concelho fazem parte vinte freguesias: A-dos-Cunhados, Campelos, Carmões, Carvoeira, Dois Portos, Freiria, Maceira, Matacães, Maxial, Monte Redondo, Outeiro da Cabeça, Ponte do Rol, Ramalhal, Runa, S. Pedro da Cadeira, S. Pedro e Santiago, Santa Maria do Castelo e S. Miguel, Silveira, Turcifal e Ventosa.

As Freguesias:

A-dos-Cunhados: Fundada em 15 de Dezembro de 1581 e elevada a vila a 21 de Junho de 1995 percorre todo o território que vai da Praia de Santa Cruz e zona costeira até à praoa de Santa Rita, entretanto por uma áera de 45Km2 verdejantes de casais e quintas de vertente eminentemente rural.

Principal Património Edificado: Ruínas do Antigo Convento de Penafirme (na foz do Sorraia), Convento de Penafirme, Cruzeiro da Cruz no Largo da Cruz na Vila de A-dos-Cunhados, Igreja Matriz de A-dos-Cunhados.

Maceira: Esta Freguesia está intimamente ligada à actividade termal das “Águas Santas do Vimeiro”. Apesar dos vestígios abundantes da presença romana nesta localidade a exploração comercialdestas águas remonta a 20 de Janeiro de 1896. Principal Património Edificado: Termas de Santa Isabel, Fonte dos Frades, Piscina de Água Termal, Piscinas do Vimeiro, Grutas Pré-históricas de Maceira, Igreja Matriz, Capela da Quinta da Maceira, Forte do Porto Novo, Antigo Hospital de Sangue.

Silveira: Freguesia com grande densidade populacional devido à fama das suas praias em especial,e naturalmente durante os meses de Verão. Ocupando uma área de 24,9 Km2 data a sua elevaçãoa freguesia a 1 de Outubro de 1926.

Principal Património Edificado: Azenha de Santa Cruz, Capela de Santa Helena, Igreja de Santa Cruz, Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Capela de Nossa Senhora da Piedade (Casal de Valverde), Moinho de Caixeiros.

O Revelo e o Solo

O relevo da região onde se insere o percurso pedestre está fortemente condicionado pelas formações geológicas, resultantes das variações laterais de “fáceis” que ocorrem ao longo dos tempos geológicos, bem como pelos campos de tensão aí actuantes.

Muitas hortas recortam as zonas de planuras, principalmente com a utilização de estufas. As encostas estão actualmente covertas por eucaliptais, embora ainda se mantenham algumas manchas de pinhais. A orla costeira apresenta extensos areais, bastante atractivos e frequentados, intercalados por falésias vivas e imponente beleza.

Flora: O percurso pedestre encontra-se inserido em áreas naturais de grande riqueza em termos de fauna e flora. Em relação à flora, nesta região cada local possuium tipo diferente e característico, mas geralmente é muito rica e diversificada e pode-se encontrar em vários géneros arbóreos numa paisagem campestre.

Podemos encontrar: Espécies herbáceas [Jacinto silvestre, Dente de Leão, Erva para (cernuaoxallis): flores de um amarelo vivo. Cardos e pequenas flores lilás] Espécies arbustivas [Carrasca (quercus coccifera) que brotam dos brancos maciços da rocha calcária] Espécies arbóreas [Pinheiro bravo, que concedem locais aprazíveis de ensombramento e Carvalho (quercus faginea)];  No Pinhal: [Pinheiro-bravo, Pinheiro-manso, Pinheiro de alepo, Silva e Urze Trovisco]; No carvalhal: [Sobreiro, Carvalho-Português, Feto-ordinário,Hera, Medronheiro (arbustus unedo), Carvalho-Negro]; No matobaixo em transição para prado: [Sargaço, Alecrim, Trevo Rasteiro, Erva-pinheira, Rosmaninho e Tomilho] e em mato rasteiro: [Murta, Tojo, Carrasco (quercus coccifera), Azinheira, Alecrim, Giesta, Sargaço, Rosmaninho e Estepe].

Fauna: Nesta área podemos encontrar entre outras espécies de fauna:

Peixes: 52 espécies piscículas distribuidas por 22 famílias: Anchova ou Biqueirão (engraulis encrassicolus), Tainha, Rodovalho, Serrão, Enguia, Peixe-Rei (atherina presbyther), Linguado, Dourada (sparus aurata), Robalo, Solha, Moluscos, Polvo (octopus vulgaris), Berbigão, Choco (sepia officinalis), Mexilão.

Avifauna: Rola do Mar (Arenaria interpres), Galinha d’água, Tambarola cinzenta, Mar-requino, Maçarico das Rochas(actitis hypoleucos), Pato Real Maçarico, Galego Juiz dos Rios (alcedo atthis), Frisada, Fuselo, Gaivota de cabeça preta, Gaivota-Argêntea (laurus argentatus), Galeirão Comum, Borelho grande, Garça Boeira, Garça Real, Garça Branca, Gaivota de asa escura, Perna Verde Comum (tringa nebularia), Corvo Marinho de faces brancas.

Mamíferos: Coelho Bravo, Lebre e Raposa.

Herpetofauna: Salamandra-Comum, Cobra de Escada, Sapo Comum, Cobra Rasteira, Rã Verde e Lagartixa do mato.

Clima: O Oceano Atlântico é o agente climático que mais influencia o estado do tempo nestas três freguesias do litoral. As amplitudes térmicas anuais são moderadas e não ultrapassam os 12ºC. As temperaturas mais elevadas ocorrem nos meses de Verão, principalmente em Julho e Agosto, e quer as temperaturas mais baixas quer o alto nível de pluviosidade acontecem com mais frequência nos meses de Dezembro e Janeiro.

FICHA TÉCNICA
Nome do Percurso
Rota do Vinho e da Vinha
Localização
Concelho de Torres Vedras
Freguesia de Dois Portos
Acessos
EM 248 - Torres Vedras - Sobral
de Monte agraço
Tipo de Percurso
Pequena Rota Circular
Ponto de Partida/Chegada
Ribaldeira
Distância
15km
Desníveis acumulados
410 metros
Altitude
Máx: 213m (km12 - Casal de S. Pedro)
Min: 65m
Duração
5 horas
Grau de Dificuldade
Média
Época Aconselhada
Todas
Cartografia
Carta Militar nº 375 proveniente do Instituto
Geográfico do Exército
CUIDADOS ESPECIAIS E NORMAS DE CONDUTA
 > Seguir somente pelos trilhos sinalizados;
 > Cuidado com o gado. Embora manso, não gosta de aproximação de estranhos às suas crias;
 > Evitar barulhos e atitudes que pertubem a paz do local;
 > Observar a fauna à distância preferencialmente com binóculos;
 > Não danificar a flora;
 > Não abandonar lixo, levando-o até um local onde haja serviço de recolha;
 > Fechar as cancelas e portelos;
 > Respeitar a propriedade privada;
 > Não fazer lume;
 > Não colher amostras de plantas e rochas;
 > Ser afável aos habitantes locais, esclarecendo quanto à actividade em curso e às marcas do percurso;

CONSELHOS PARA UMA BOA MARCHA
 > Calçado cómodo e já habituado ao pé, preferencialmente botas de marcha;
 > Meias macias e sem costuras;
 > Use roupa leve, adequada à época e ao estado do tempo; Chapéu ou boné e um impermeável ou roupa de abafo;
 > Uma pequena mochila com farnel (sandes, sumos, chocolate, fruta e água)
 > Não vá só. Leve família e os amigos.

MAPA DO PERCURSO

Uma geocache com o apoio da

Additional Hints (Decrypt)

qronvkb qn crqen

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)

 

Find...

410 Logged Visits

Found it 337     Didn't find it 51     Write note 6     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 8     Owner Maintenance 1     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 13 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 3/9/2017 7:20:17 AM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (3:20 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum