Skip to content

<

Moinho de Vento nº 3

A cache by afelizardo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/16/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 

Moinho de Vento - 3

 

                                                                                                               

 

 

 

Esta e outras 2 caches sobre moinhos (GC2H7YP ) e ( GC2K9N8) fazem parte de um roteiro usado pela sociedade de Curvaceiras para passeios pedestres, que tem como fim dar a conhecer aos participantes vários moinhos existentes nesta zona e que os mais velhos ainda se lembram de estar em pleno funcionamento. E também é o intuito destas caches, para além de dar a conhecer os moinhos, visa também dar a conhecer o estado de conservação em que se encontram, indo do estado de degradação completo, em que praticamente só resta as paredes até ao estado totalmente restaurado e a moer o trigo e o milho. Próximo destes moinhos é ainda possível ver alguns terrenos que foram oferecidos à Junta de Freguesia de Paialvo, pelo benemérito Carlos Gonçalves. Estes terrenos faziam parte de um vasto património que Carlos Gonçalves resolveu doar em testamento realizado em 1986, aos habitantes de Bexiga, sua terra natal, e à freguesia de Paialvo a que pertencia. Contudo e sem que se saiba como todos os bens moveis desapareceram, tendo apenas restado os terrenos passando para a posse da Junta, após a morte deste em 1999.

 


 

A herança era apetecível. Títulos do tesouro, certificados de aforro, depósitos bancários em várias instituições financeiras, dois cofres cheios de barras de ouro puro, libras inglesas de ouro, diversas jóias também de ouro e várias pedras preciosas, e ainda propriedades rústicas e urbanas faziam parte do testamento feito em 1986 por um benfeitor da freguesia de Paialvo. Mas, para desespero dos herdeiros, à data da morte benemérito, em 1999, apenas sobraram as propriedades. Tudo o resto desapareceu.”

Jornal “O Mirante”

 

 

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.